domingo, 13 de abril de 2014

Simulado: PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais - MEC/SEF (1998)

01. (VUNESP/2013) Na sociedade democrática, ao contrário do que ocorre nos regimes autoritários, o processo educacional não pode ser instrumento para a imposição, por parte do governo, de um projeto de sociedade e de nação. Diante dessa afirmação e do proposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais, assinale a alternativa correta.


(A) O projeto de sociedade e nação deve resultar do próprio processo democrático, nas suas dimensões mais amplas, envolvendo a contraposição de diferentes interesses e a negociação política necessária para encontrar soluções para os conflitos sociais.
(B) Não se pode deixar de levar em conta que, na atual realidade brasileira, a profunda estratificação social e a injusta distribuição de renda têm funcionado como uma alavanca para que uma parte considerável da população possa fazer valer os seus direitos e interesses fundamentais.
(C)  Cabe ao cidadão comum o papel de assegurar que o pro-cesso democrático se desenvolva de modo que os entraves para a ascensão social diminuam cada vez mais.
(D) É papel da família investir na escola para que ela pre-pare e instrumentalize crianças e jovens para o processo democrático, forçando o acesso à educação de qualidade para todos.
(E)  É dever do professor garantir que os alunos tenham acesso e permanência na escola por meio de uma pro-posta educacional que tenha em vista a qualidade da formação oferecida a todos os estudantes.

02. (VUNESP/2013) Ao tratar do tema sexualidade e da sua multiplicidade de valores, a escola precisa estar consciente da necessidade de abrir um espaço para reflexão como parte do processo de formação permanente de todos os envolvidos no processo educativo. Assim, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais, é correto afirmar que

(A) cabe à escola abordar os diversos pontos de vista, valores e crenças existentes na sociedade para auxiliar o aluno a construir uma referência conforme os valores sociais constituídos no seio familiar.
(B)  o trabalho realizado pela escola, aqui denominado Orientação Sexual, tem o objetivo precípuo de orientar, além dos alunos, suas famílias no que tange à construção de valores acerca da importância que o tema precisa assumir.
(C)  a sexualidade é primeiramente abordada no espaço privado, por meio das relações familiares. Assim, de forma explícita ou implícita, são transmitidos os valores que cada família adota como seus e espera que as crianças e os adolescentes assumam.
(D) a orientação sexual na escola concorre com a função da família, assim, precisa constituir-se em um processo formal e sistematizado que acontece dentro da instituição escolar e exige planejamento.
(E)  é imprescindível que o trabalho de Orientação Sexual na escola não proponha uma intervenção por parte dos profissionais da educação, mas, que seja trabalhado de forma espectral, no viés das várias disciplinas escolares.

GABARITO

01 - A
02 - C

FONTE:http://simboraestudar.blogspot.com

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