FERREIRO, Emilia & Teberosky, Ana. , 1985.
01. (VUNESP/2013) Emília Ferreiro teorizou e escreveu sobre a “psicogênese da língua escrita” e abriu espaço para um novo tipo de pesquisa em pedagogia. Ela desloca a investigação do “como se ensina” para “o que se aprende”. O processo de alfabetização nada tem de mecânico, do ponto de vista da criança que aprende.
Observe as escritas de Luis e de Ana e assinale a alternativa que expressa corretamente a etapa do sistema alfabético de escrita em que essas crianças se encontram.
(A) Pré-silábica: esse esquema permite à criança relacionar, pela primeira vez, a escrita à pauta sonora da palavra.
(B) Silábica sem valor sonoro: é o resultado de um dos esquemas mais importantes e complexos que se constroem durante o desenvolvimento da leitura e escrita.
(C) Silábica com valor sonoro: é a etapa que nos mostra que a linha de desenvolvimento tem uma lógica interna.
(D) Silábica-alfabética: é a etapa da construção do sistema alfabético de escrita que distancia a representação da pauta sonora com a escrita.
(E) Alfabética: é o momento de domínio do processo de construção do sistema de escrita, resultando na interação do sujeito com o objeto de escrita.
GABARITO
01 - B
FONTE: http://simboraestudar.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário