Simulado: Resolução CNE/CEB n.º 04/10 – Define Diretrizes Gerais para Educação Básica
01. (VUNESP/2013) Considerando o art. 2.º da Resolução n.º 4, de 13.07.2010, assinale a alternativa que contém um dos objetivos das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
(A) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Edu-cação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
(B) Promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e pluriétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.
(C) Estimular as críticas positivas que devem subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do plano de aula da escola de Educação Básica.
(D) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Edu-cação Básica contidos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para as-segurar a formação docente, tendo como foco os alunos atendidos no ensino básico que dão vida à escola.
(E) Dirigir os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos Municípios e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.
GABARITO
01 - A
Simulado: Resolução CNE/CP n.º 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico – Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana
01. (VUNESP/2013) A coordenadora pedagógica de uma escola solicitou a quatro professores que lhe apresentassem propostas de projetos com o objetivo de atender à Resolução n.º 1, de 17.06.2004, que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnicos-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A professora “A” apresentou um projeto sobre “Olodum e o Axé de Salvador”. A professora “B” apresentou o projeto “Martin Luther King: herói do movimento negro americano”. A professora “C” apresentou o projeto sobre “Hallowen – o dia das Bruxas” e a professora “D” apresentou o projeto sobre “A saga de Zumbi dos Palmares”.
Considerando apenas o tema dos projetos apresentados, o pedido da coordenadora foi cumprido:
(A) por todas as professoras, já que os temas dos projetos tratam da história do movimento negro, da arte ou do folclore brasileiro.
(B) pela professora “A” cujo tema trata da música afrobrasileira e pela professora “B” cujo tema traz a história do maior líder negro americano.
(C) pelas professoras “B” e “D” cujos temas dos projetos tratam de dois líderes negros que lutaram contra o racismo e pela libertação da escravatura, respectivamente.
(D) pelas professoras “A” e “C”, cujos projetos tratam da música e dança africanas e do folclore afrobrasileiro, respectivamente.
(E) pelas professoras “A” e “D” cujos temas dos projetos tratam da música afrobrasileira e da história do líder negro que se rebelou contra o sistema escravocrata brasileiro, respectivamente.
GABARITO
01 - E
FONTE:http://simboraestudar.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário