quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO

PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

 Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

 Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.


 Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

CONTEÚDOS

 Expressão oral e não verbal.
 Função social da escrita.
 Nome da criança.
 Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
 Construção de palavras.
 Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
 Som final e inicial das palavras estudadas.
 Número de letras e silabas das palavras.
 Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
 Pontuação – ponto final e vírgula.
 Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
 Silabas simples e palavras chaves
 Letras do alfabeto
 Letras do seu nome completo
 Produção de textos coletivo e individual
 Expressão oral e corporal
 Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
 Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Gramática contextualizada
Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)

OBJETIVOS

 Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
 Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
 Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
 Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
 Expressar-se oralmente e por escrito
 Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
 Reconhecer o som inicial e final das palavras.
 Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
 Usar corretamente a letra maiúscula
 Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
 Produzir pequenos textos - coletivo e individual
 Elaborar frases a seu nível de experiência
 Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
 Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
 Expressar - se oralmente com clareza
 Compreender para que serve a escrita e a leitura
 Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
 Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
 Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ESTRATÉGIAS:

 Leitura de historias, bilhetes, musica, conto, poesias, historia em quadrinhos, etc.
 Mural de rótulos
 Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
 Trabalhar com o alfabeto móvel
 Recortes de jornais e revistas
 Conhecer as famílias silábicas menos complexas
 Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
 Cartazes
 Fichas de leitura
 Textos coletivos e individuais
 Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
 Recorte de jornais e revistas
 Nomeação dos objetos da sala
 Entrega de crachás com nome completo
 Construção de novas palavras
 Escrever palavras e frases
 Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
 Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

MATEMÁTICA

CONTEÚDOS

 História dos números
 Classificação, seriação e conservação.
 Número e numeral de 0 a 9
 Antecessor e sucessor
 Unidade e noção de dezena
 Número e numeral de 0 até 30
 Crescente e decrescente
 Adição, subtração, problemas com unidades.
 Número e numeral
 Números de 0 a 100
 Dezena ( decomposição )
 Problemas envolvendo adição e subtração
 Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
 Números ordinais
 Dúzia e meia dúzia
 Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
 Dezena e unidade
 Formas geométricas
 Calendário
 Sistema monetário brasileiro
 Situações problemas
 Operações de adição e subtração
 Ordem crescente e decrescente
 Números pares e impares
 Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
 Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
 Multiplicação e divisão
 Dobro e triplo
 Metade e terça parte
 Fração
 Problemas

OBJETIVOS
 Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
 Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
 Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
 Identificar antecessor e sucessor
 Representar unidade e reconhecer dezenas
 Identificar ordem crescente e decrescente
 Identificar o numero e numeral de 0 a 30
 Construir o conceito de dezena
 Construir o conceito de dezena e unidade
 Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
 Saber adição simples
 Reconhecer o símbolo da adição ( + )
 Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
 Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
 Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
 Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
 Reconhecer dúzia e meia dúzia.
 Construir o conceito de número e numeral
 Identificar numero e numeral de 0 ate ...
 Construir conceito de unidade e dezena
 Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
 Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
 Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
 Identificar números pares e números impar
 Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
 Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
 Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
 Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
 Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
 Explorar cálculo mental
 Resolver operações envolvendo dobro e triplo
 Reconhecer o real como moeda.
 Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
 Construir e representar formas geométricas
 Ler e interpretar problemas;

ESTRATÉGIA

 Completar
 Representar numeral à quantidade
 Ditado de números
 Trabalhar números vizinhos
 Ordem crescente e decrescente
 Colagem
 Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
 Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
 Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
 Formar grupos de 10 em 10
 Desenvolver conjuntos de dezenas.
 Resolver situações - problemas de sua realidade
 Exercícios escritos
 Juntar e contar
 Uso do material concreto
 Separar unidades e dezenas
 Folha mimeografada, impressas, livro didático.
 Leitura e escrita de números até...
 Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
 Formar grupos de 10 em 10
 Conjuntos com dezenas
 Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
 Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
 Cartazes
 Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
 Problemas envolvendo as quatro operações.
 Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
 Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS

 Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
 Historia do nome
 Historia da vida da criança
 Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
 Família - tipos de família.
 Datas comemorativas
 Direitos e deveres da criança.
 Tipos de casas
 Os materiais para construção de uma casa
 Os cômodos da casa
 Datas comemorativas
 Primeiros moradores
 A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
 Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
 Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
 A escola
 Historia do nome da escola
 Função dos funcionários da escola
 Profissão dos pais e de outras pessoas
 Consciência fiscal
 Patrimônios públicos
 Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.

OBJETIVOS

 Saber quem é e como é importante (a criança)
 Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
 Conhecer-se como ser que faz historia
 Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
 Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
 Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
 Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
 Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
 Datas comemorativas (...)
 Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
 Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
 Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
 Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
 Identificar os vários tipos de profissão
 Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.

ESTRATÉGIA

 Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
 Produção de frases, textos e desenhos.
 Confecção da arvore genealógica
 Confecção de cartazes, colagens e recortes.
 Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
 Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
 Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
 Entrevista com os pais - sobre sua historia
 Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
 Cartazes
 Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
 Exercícios no caderno
 Construção de maquetes do bairro.
 Exposição de fotos
 Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
 Desenhos
 Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
 Desenhos e colagens
 Conversas formais e informais
 Pesquisas

GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

 Bairro e sua historia, nome.
 A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
 Modificação da paisagem
 Recursos naturais
 Matéria prima
 Meios de transportes
 Tempo e estações do ano
 A rua e o bairro
 O endereço
 O que têm no bairro
 Etnias
 Meios de comunicação
 Atividades predominantes na comunidade
 Trânsito

OBJETIVOS

 Reconhecer o nome do bairro e sua história.
 Identificar a rua onde à criança mora
 Identificar o caminho da escola
 Distinguir seu endereço
 Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
 Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
 Identificar o semáforo os meios de transporte
 Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
 Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
 Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
 Reconhecer a importância de seu endereço
 Localizar a sua rua no bairro
 Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
 Reconhecer os meios de comunicação
 Identificar a utilidade dos meios de comunicação
 Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
 Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
 Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

ESTRATÉGIA

 Pesquisar o nome do bairro e sua historia
 Pesquisar seu endereço
 Desenhar o trajeto da casa para a escola.
 Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
 Cartazes
 Folhas mimeografadas
 Exercícios do livro
 Anotações no caderno
 Atividades escritas
 Citar os meios de transportes da comunidade
 Desenhos dos meios de transportes
 Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
 Gráfico da origem dos alunos
 Construção de maquete sobre sua rua
 Atividades do livro de geografia
 Confecção de cartazes
 Exercícios no caderno e no livro
 Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE Seres vivos
 Características dos seres vivos
 Partes da planta
 Utilidades da planta
 Diferentes ambientes
 Localizar - se no tempo e no espaço
 Estações do ano
 Lixo
 Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
 Nascimento e o que precisa para viver
 Higiene e saúde
 Os sentidos
 Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
 Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
 Produtos industriais e artesanais
 Processos de transformações

OBJETIVO

 Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
 Desenvolver hábitos de higiene
 Identificar as partes da planta
 Reconhecer as utilidades das plantas
 Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
 Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
 Diferenciar as estações do ano
 Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
 Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
 Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
 Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
 Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
 Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
 Identificar as formas de nascimentos dos animais
 Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
 Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
 Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
 Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
 Discutir a preservação dos animais em extinção
 Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes

ESTRATÉGIA

 Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
 Escovação na escola com especialista uma vez por semana
 Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
 Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
 Recorte e colagem
 Confecção de cartaz
 Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
 Calendário
 Observação da mudança do tempo
 Folhas mimeografadas, impressas, livro.

ARTE

CONTEÚDOS
 Datas comemorativas
 Artes visuais e plásticas
 Teatro e dramatizações
 Confecção de cartões
 Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
 Desenho livre e ou dirigido
 Canções folclóricas e populares
 Expressão corporal - danças

OBJETIVOS

 Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
 Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
 Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
 Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
 Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ESTRATÉGIA

 Cantos
 Desenhos
 Dobraduras
 Pinturas
 Recorte
 Colagem
 Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...

AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...