PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
CONTEÚDOS
Expressão oral e não verbal.
Função social da escrita.
Nome da criança.
Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Construção de palavras.
Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Som final e inicial das palavras estudadas.
Número de letras e silabas das palavras.
Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Pontuação – ponto final e vírgula.
Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Silabas simples e palavras chaves
Letras do alfabeto
Letras do seu nome completo
Produção de textos coletivo e individual
Expressão oral e corporal
Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos Gramática contextualizada
Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Expressar-se oralmente e por escrito
Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Usar corretamente a letra maiúscula
Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Produzir pequenos textos - coletivo e individual
Elaborar frases a seu nível de experiência
Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
Expressar - se oralmente com clareza
Compreender para que serve a escrita e a leitura
Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ESTRATÉGIAS:
Leitura de historias, bilhetes, musica, conto, poesias, historia em quadrinhos, etc.
Mural de rótulos
Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Trabalhar com o alfabeto móvel
Recortes de jornais e revistas
Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Cartazes
Fichas de leitura
Textos coletivos e individuais
Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Recorte de jornais e revistas
Nomeação dos objetos da sala
Entrega de crachás com nome completo
Construção de novas palavras
Escrever palavras e frases
Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
História dos números
Classificação, seriação e conservação.
Número e numeral de 0 a 9
Antecessor e sucessor
Unidade e noção de dezena
Número e numeral de 0 até 30
Crescente e decrescente
Adição, subtração, problemas com unidades.
Número e numeral
Números de 0 a 100
Dezena ( decomposição )
Problemas envolvendo adição e subtração
Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Números ordinais
Dúzia e meia dúzia
Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Dezena e unidade
Formas geométricas
Calendário
Sistema monetário brasileiro
Situações problemas
Operações de adição e subtração
Ordem crescente e decrescente
Números pares e impares
Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Multiplicação e divisão
Dobro e triplo
Metade e terça parte
Fração
Problemas
Classificação, seriação e conservação.
Número e numeral de 0 a 9
Antecessor e sucessor
Unidade e noção de dezena
Número e numeral de 0 até 30
Crescente e decrescente
Adição, subtração, problemas com unidades.
Número e numeral
Números de 0 a 100
Dezena ( decomposição )
Problemas envolvendo adição e subtração
Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Números ordinais
Dúzia e meia dúzia
Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Dezena e unidade
Formas geométricas
Calendário
Sistema monetário brasileiro
Situações problemas
Operações de adição e subtração
Ordem crescente e decrescente
Números pares e impares
Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Multiplicação e divisão
Dobro e triplo
Metade e terça parte
Fração
Problemas
OBJETIVOS
Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Identificar antecessor e sucessor
Representar unidade e reconhecer dezenas
Identificar ordem crescente e decrescente
Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Construir o conceito de dezena
Construir o conceito de dezena e unidade
Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Saber adição simples
Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Construir o conceito de número e numeral
Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Construir conceito de unidade e dezena
Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Identificar números pares e números impar
Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Explorar cálculo mental
Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Reconhecer o real como moeda.
Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
Construir e representar formas geométricas
Ler e interpretar problemas;
Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Identificar antecessor e sucessor
Representar unidade e reconhecer dezenas
Identificar ordem crescente e decrescente
Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Construir o conceito de dezena
Construir o conceito de dezena e unidade
Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Saber adição simples
Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Construir o conceito de número e numeral
Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Construir conceito de unidade e dezena
Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Identificar números pares e números impar
Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Explorar cálculo mental
Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Reconhecer o real como moeda.
Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
Construir e representar formas geométricas
Ler e interpretar problemas;
ESTRATÉGIA
Completar
Representar numeral à quantidade
Ditado de números
Trabalhar números vizinhos
Ordem crescente e decrescente
Colagem
Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Formar grupos de 10 em 10
Desenvolver conjuntos de dezenas.
Resolver situações - problemas de sua realidade
Exercícios escritos
Juntar e contar
Uso do material concreto
Separar unidades e dezenas
Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Leitura e escrita de números até...
Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
Formar grupos de 10 em 10
Conjuntos com dezenas
Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Cartazes
Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Problemas envolvendo as quatro operações.
Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Historia do nome
Historia da vida da criança
Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Família - tipos de família.
Datas comemorativas
Direitos e deveres da criança.
Tipos de casas
Os materiais para construção de uma casa
Os cômodos da casa
Datas comemorativas
Primeiros moradores
A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
A escola
Historia do nome da escola
Função dos funcionários da escola
Profissão dos pais e de outras pessoas
Consciência fiscal
Patrimônios públicos
Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.
OBJETIVOS
Saber quem é e como é importante (a criança)
Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Conhecer-se como ser que faz historia
Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Datas comemorativas (...)
Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Identificar os vários tipos de profissão
Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ESTRATÉGIA
Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Produção de frases, textos e desenhos.
Confecção da arvore genealógica
Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Entrevista com os pais - sobre sua historia
Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Cartazes
Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Exercícios no caderno
Construção de maquetes do bairro.
Exposição de fotos
Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Desenhos
Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
Desenhos e colagens
Conversas formais e informais
Pesquisas
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
Bairro e sua historia, nome.
A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Modificação da paisagem
Recursos naturais
Matéria prima
Meios de transportes
Tempo e estações do ano
A rua e o bairro
O endereço
O que têm no bairro
Etnias
Meios de comunicação
Atividades predominantes na comunidade
Trânsito
OBJETIVOS
Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Identificar a rua onde à criança mora
Identificar o caminho da escola
Distinguir seu endereço
Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Identificar o semáforo os meios de transporte
Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Reconhecer a importância de seu endereço
Localizar a sua rua no bairro
Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Reconhecer os meios de comunicação
Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ESTRATÉGIA
A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Modificação da paisagem
Recursos naturais
Matéria prima
Meios de transportes
Tempo e estações do ano
A rua e o bairro
O endereço
O que têm no bairro
Etnias
Meios de comunicação
Atividades predominantes na comunidade
Trânsito
OBJETIVOS
Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Identificar a rua onde à criança mora
Identificar o caminho da escola
Distinguir seu endereço
Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Identificar o semáforo os meios de transporte
Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Reconhecer a importância de seu endereço
Localizar a sua rua no bairro
Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Reconhecer os meios de comunicação
Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ESTRATÉGIA
Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Pesquisar seu endereço
Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Cartazes
Folhas mimeografadas
Exercícios do livro
Anotações no caderno
Atividades escritas
Citar os meios de transportes da comunidade
Desenhos dos meios de transportes
Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Gráfico da origem dos alunos
Construção de maquete sobre sua rua
Atividades do livro de geografia
Confecção de cartazes
Exercícios no caderno e no livro
Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
Confecção de cartazes
Exercícios no caderno e no livro
Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTE Seres vivos
Características dos seres vivos
Partes da planta
Utilidades da planta
Diferentes ambientes
Localizar - se no tempo e no espaço
Estações do ano
Lixo
Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
Nascimento e o que precisa para viver
Higiene e saúde
Os sentidos
Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Produtos industriais e artesanais
Processos de transformações
OBJETIVO
CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTE Seres vivos
Características dos seres vivos
Partes da planta
Utilidades da planta
Diferentes ambientes
Localizar - se no tempo e no espaço
Estações do ano
Lixo
Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
Nascimento e o que precisa para viver
Higiene e saúde
Os sentidos
Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Produtos industriais e artesanais
Processos de transformações
OBJETIVO
Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Desenvolver hábitos de higiene
Identificar as partes da planta
Reconhecer as utilidades das plantas
Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Diferenciar as estações do ano
Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Identificar as formas de nascimentos dos animais
Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Discutir a preservação dos animais em extinção
Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ESTRATÉGIA
Desenvolver hábitos de higiene
Identificar as partes da planta
Reconhecer as utilidades das plantas
Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Diferenciar as estações do ano
Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Identificar as formas de nascimentos dos animais
Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Discutir a preservação dos animais em extinção
Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ESTRATÉGIA
Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Recorte e colagem
Confecção de cartaz
Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Calendário
Observação da mudança do tempo
Folhas mimeografadas, impressas, livro.
ARTE
CONTEÚDOS
Datas comemorativas
Artes visuais e plásticas
Teatro e dramatizações
Confecção de cartões
Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Desenho livre e ou dirigido
Canções folclóricas e populares
Expressão corporal - danças
OBJETIVOS
Artes visuais e plásticas
Teatro e dramatizações
Confecção de cartões
Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Desenho livre e ou dirigido
Canções folclóricas e populares
Expressão corporal - danças
OBJETIVOS
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
ESTRATÉGIA
Cantos
Desenhos
Dobraduras
Pinturas
Recorte
Colagem
Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...
AVALIAÇÃO
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos