quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL 1º ANO

PORTUGUÊS

CONTEÚDO:

·         Comunicação e coordenação motora
·         Vogais
·         Consoantes
·         Alfabeto.
·         Ordem alfabética.
·         Letras Maiúsculas e Minúsculas
·         Tipos de letras.
·         Escrita do nome.
·         História do nome.
·         Sílabas Simples
·         Sílabas Complexas
·         Formação de palavras.
·         Construção de Frases
·         Escrita espontânea.
·         Produção escrita.
·         Leituras variadas de diversos gêneros textuais.
·         Identificação e produção coletiva de vários gêneros textuais

OBJETIVOS:

·         Proporcionar a interação da criança através de atividades lúdicas.
·         Adaptar a criança a escola e a vida social.
·         Utilizar a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e idéias, relatar acontecimentos do cotidiano.
·         Reproduzir oralmente histórias com seqüência lógica de idéias.
·         Desenvolver a coordenação motora.
·         Criar condições de representação gráfica.
·         Escrever e reconhecer seu próprio  nome.
·         Participar de diversas situações em que ocorre o uso da linguagem.
·         Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
·         Identificar e reconhecer o alfabeto.
·         Praticar a escrita, utilizando os diversos gêneros textuais.

ESTRATÉGIA:

·         Leitura feita pelo professor e alunos, utilizando diversos gêneros textuais.
·         Conversas, partilha de experiências e relatos de vivência.
·         Calendário.
·         Músicas.
·         Cantinho da leitura.
·         Jogos, brincadeiras.
·         Músicas
·         Parlendas.
·         Rimas,
·         Histórias.
·         Alfabeto móvel.
·         Trabalhos individuais.
·         Atividades coletivas.
·         Listas de palavras.
·         Recorte e colagem

MATEMÁTICA

CONTEÚDO:

·         História dos números.
·         Numerais
·         Sistema de numeração decimal (unidade e dezena)
     Relação entre números e quantidades.
·         Adição e subtração simples.
·         Ordem crescente e decrescente.
·         Antecessor e sucessor.
·         Situações problemas
·         Noções de medidas.
·         Formas geométricas.
·         Gráficos.
·         Horas exatas;
·         Dúzia
     Números pares e impares.
·         Nosso Dinheiro
 
OBJETIVOS

·         Compreender a função e utilização dos numerais em diferentes contextos, e a classificação de diferentes objetos.
·         Utilizar noções simples de caçulo mental para resolução de situações problemas.
·         Identificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre elementos, classificando, ordenando, agrupando e operando com quantidades.
·         Participar de jogos matemáticos, desenvolvendo seu raciocínio.

ESTRATÉGIAS

·         Uso de material concreto para fazer classificação e seriação.
·         Jogos.
·         Brincadeiras.
·         Material pedagógico.
·         Carimbos.
·         Atividades gráficas.
·         Recorte e colagem.
·         Blocos lógicos.
·         Sucatas.


HISTÓRIA E GEOGRAFIA (CIÊNCIAS SOCIAIS)

CONTEÚDO:

·         A criança.
·         A família.
·         A casa.
·         A escola.
·         A comunidade.
·         Trânsito.
·         Meios de transporte.
·         Meios de comunicação.
·         Profissões.
·         Datas comemorativas.
·         Pluralidade cultural.
·         Cultura afro-brasileira.


OBJETIVOS:

·         Compreender sua própria história, forma de viver e a sociedade onde vive.
·         Adquirir noção das semelhanças e diferenças entre os grupos humanos.
·         Observar as transformações e os fenômenos da natureza a sua volta.
·         Trabalhar as datas comemorativas, enfatizando a importância da nossa cultura e tradição.
·         Identificar e respeitar as diferenças de características entre as pessoas.
·         Conhecer seus direitos e cumprir seus deveres a ocupar diferentes posições no trânsito: pedestre, passageiro e ciclista.
·         Adotar atitudes de respeito as normas de trânsito e as pessoas.
·         Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.

ESTRATÉGIAS:

·         Cantinho da leitura.
·         Histórias.
·         Dinâmicas diversas.
·         Poesias.
·         Livro didático.
·         Semáforo.
·         Revistas.
·         Recorte e colagem.
·         Jornais.
·         Fotos.
·         Jogos.
·         Brincadeiras.
·         Cantigas de roda.


CIÊNCIAS NATURAIS

CONTEÚDO:

·         Corpo humano.
·         Semelhanças e diferenças.
·         Órgãos do sentido.
·         Hábitos de higiene.
·         Seres vivos e não vivos.
·         Animais.
·         Plantas.
·         Água.
·         O dia e a noite.
·         Sol e chuva.
·         Estações do ano.
·         Meio ambiente

OBJETIVOS:

·         Identificar e reconhecer as partes do corpo humano.
·         Desenvolver hábitos de higiene.
·         Identificar e reconhecer características dos animais e das plantas.
·         Adquirir noção de preservação do meio ambiente e respeito com a vida.
·         Identificar as características do dia e da noite, e das estações do ano.

ESTRATÉGIAS:

·         Vivencia dos alunos.
·         Vídeos.
·         Pesquisas.
·         Exposições.
·         Jogos e brincadeiras.
·         Passeios.
·         Conversas.
·         Trabalhos em grupos.
·         Filmes
·         Recortes e colagem

AVALIAÇÃO:

·         A avaliação será feita mediante acompanhamento e registro do educando, sem o objetivo de promoção. A mesma também deverá ser sistemática, compreendendo assim, as necessidades individuais e coletivas sendo esta continua e diagnóstica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LIVRO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO