quinta-feira, 3 de novembro de 2011

NÚMEROS ROMANOS


















PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO


PORTUGUÊS


OBJETIVO GERAL

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Participar de situações de intercâmbio oral;
Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos literários;
Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista ortográfico.

CONTEÚDO
Texto instrucional
Texto jornalístico
Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.
Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,

METODOLOGIA

Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
Ouvir histórias em Cds.
Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
 Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
 Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua pinião.
 Fazer comentários partindo de gravuras.
 Estatuto da criança e do adolescente.
 Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
 Trabalhos em grupo.
 Experiência.
 Entrevista.
 Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
 Criação de livros com ilustrações.
 Gincana das melhores produções.
 Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
 Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
 Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
 Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
 Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
 Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
 Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
 Escrever carta ao amigo, e-mail.
 Carta cifrada.
 Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
 Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
 Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
 Correio na escola.
 Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
 Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
 Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
 Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
 Diálogos com pessoas.
 Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
 Uso da sala de informatica.
 Dramatizações.
 Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
 Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
 Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
 Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
 Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
RECURSOS
 Livros didáticos e paradidáticos.
 Meios de comunicação audiovisuais.
 Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
 Biblioteca
 Sala de informática
 Estudo do meio

AVALIAÇÃO
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 proporcionar ao aluno momentos para sua auto-avaliarão.



OBJETIVO GERAL
MATEMÁTICA

Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
 Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
 Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
 Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
 Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
 Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
 Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
 Origem dos números;
 Numeração egípcia;
 Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
 Números pares e ímpares;
 Ordem crescente e decrescente;
 Antecessor e sucessor;
 Valor posicional;
 Idéia de número e numeral;
 Leitura e escrita de numerais;
 Composição e decomposição de números;
 Números ordinais;
 Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Prova real;
 Expressões numéricas;
 Sentenças matemáticas;
 Situações problema envolvendo as 4 operações;
 Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
 Múltiplos e divisores;
 Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
 Formas de uso do dinheiro;
 Números irracionais;
 Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
 Porcentagem;
 Sistema de medidas:
 medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
 Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.

METODOLOGIA

Trabalhos em grupo e individual;
 Leitura
 Pesquisa
 Dramatização
 textos informativos
 contagem em grupos
 Exercícios e atividades de fixação
 Jogos
 escrita de números
 exercícios com situações problema
 trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
 Entrevistas
 Preenchimento de cheques
 Leitura e escrita dos valores
 Gincanas
 Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
 Construir retas e semi-retas
 Calcular a superfície (escola, casa, etc)
 Criar situações problema com os assuntos estudados
 levantamento de informações
 Registro de dados
 Discussões
 Troca de idéias
 Produções de texto
 Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)

AVALIAÇÃO

Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.


GEOGRAFIA

OBJETIVOS

Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
 Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
 Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
 Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
 Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
 Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.

CONTEÚDOS
 O espaço urbano e o espaço rural;
 Os transportes e as comunicações;
 A dinâmica da natureza;
 A população e as regiões do Brasil.
 Mapas

METODOLOGIA

Uso do quadro;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
 Entrevista, fotografias antigas e atuais;
 Linha do tempo;
 Criação de mapas do município e do estado com legendas;
 Localização da cidade, Estado, regiões e país;
 Mapas ;
 Confecção de mapas;
 Anotações, atividades, jogos;
 Pesquisas;
 Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
 Relacionar as principais atividades econômicas;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.

HISTÓRIA

OBJETIVOS

Reconhecer relações sociais
 Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
 Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais

CONTEÚDO

 A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
 A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
 Descobrimento;
 Colonização;
 Mineração;
 Trabalho escravo;
 Café;
 Independência
 República;

METODOLOGIA

 Exploração oral;
 Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
 Desenhos, recortes e colagens;
 Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
 Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
 Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
 Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
 Linha do tempo;
 Uso de recursos midiáticos

AVALIAÇÃO

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
 Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
CIÊNCIAS

OBJETIVOS

 Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
 Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
 Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
 Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
 Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.

CONTEÚDO
 Universo e Sistema Solar;
 Planeta Terra;
 Solo, ar e água;
 Meio ambiente e preservação ambiental;
 Poluição;
 Corpo humano e seus sistemas.

METODOLOGIA

Exploração oral;
Discussão de pesquisas;
Levantamento de questões;
Reflexão e discussão em grupo;
 Relatos de experiências pessoais;
 Projetos de estudos;
 Seqüências de atividades;
 Estudo de textos;
 Experimentos ;
 Uso de recursos midiáticos.

AVALIAÇÃO

 Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
 Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação

PLANEJAMENTO ANUAL 3º ANO

PLANEJAMENTO ANUAL DO 3º ANO
PORTUGUÊS

CONTEUDOS

 Alfabeto
 Produção de textos oral e escrita
 Poesias
 Correspondência
 Sinais de pontuação
 Acentuação
 Gênero do substantivo
 Numero do substantivo
 Grau do substantivo
 Leitura de diferentes textos
 Interpretação oral e escrita
 Ortografia

OBJETIVO GERAL

 Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
 Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Empregar adjetivos de forma correta.
Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Utilizar corretamente as regras ortográficas.


MATEMÁTICA
CONTEUDOS:

Construção de figuras geométricas
Construção de sólidos geométricos
Números de 0 a 1000
Números pares e impares
Ordem crescente e decrescente
Dezena
Dúzia
Centena
Dobro, triplo
Tabuada do 0 ao 5
Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Problemas
04 operações
Sistema monetário
Noção de estatística
Números ordinais até 30.
Calendário


OBJETIVO GERAL

 Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ordenar corretamente os números na ordem
Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta
CIÊNCIAS

CONTEUDOS


 Astros
 Ar
 Solo
 Água
 Lixo
 Reciclagem
 Saneamento básico
 Vegetais
 Os animais
 Nosso corpo
 Os alimentos
 Higiene e saúde
 Saúde e segurança
 Nosso ambiente
 Preservação do meio ambiente
 As plantas

OBJETIVO GERAL

 Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
 Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar os principais astros do Sistema solar.
Identificar o Sol como uma estrela.
Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.

EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEUDOS

 Lateralidade
 Jogos
 Brincadeiras dirigidas
 Musicas
 Danças, teatro

OBJETIVO GERAL

 Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

 Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
 Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
 Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
 Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
 Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
 Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
 Descontração, percepção auditiva;
 Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
 Desenvolver habilidade manual;
 Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;

ARTE
CONTEUDOS

 Colar
 Pintar
 Desenho livre
 Desenho dirigido
 Montar
 Dobraduras - ORIGAMI
 Recortar
 Maquetes
 Dramatização
 As cores: primarias e secundarias
 Formas geométricas
 Pintura
 Tangran



PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO

PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL:

Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.

 Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.

 Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.


 Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.

CONTEÚDOS

 Expressão oral e não verbal.
 Função social da escrita.
 Nome da criança.
 Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
 Construção de palavras.
 Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
 Som final e inicial das palavras estudadas.
 Número de letras e silabas das palavras.
 Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
 Pontuação – ponto final e vírgula.
 Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
 Silabas simples e palavras chaves
 Letras do alfabeto
 Letras do seu nome completo
 Produção de textos coletivo e individual
 Expressão oral e corporal
 Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
 Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos
Gramática contextualizada
Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)

OBJETIVOS

 Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
 Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
 Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
 Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
 Expressar-se oralmente e por escrito
 Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
 Reconhecer o som inicial e final das palavras.
 Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
 Usar corretamente a letra maiúscula
 Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
 Produzir pequenos textos - coletivo e individual
 Elaborar frases a seu nível de experiência
 Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
 Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
 Expressar - se oralmente com clareza
 Compreender para que serve a escrita e a leitura
 Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
 Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
 Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.

ESTRATÉGIAS:

 Leitura de historias, bilhetes, musica, conto, poesias, historia em quadrinhos, etc.
 Mural de rótulos
 Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
 Trabalhar com o alfabeto móvel
 Recortes de jornais e revistas
 Conhecer as famílias silábicas menos complexas
 Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
 Cartazes
 Fichas de leitura
 Textos coletivos e individuais
 Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
 Recorte de jornais e revistas
 Nomeação dos objetos da sala
 Entrega de crachás com nome completo
 Construção de novas palavras
 Escrever palavras e frases
 Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
 Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.

MATEMÁTICA

CONTEÚDOS

 História dos números
 Classificação, seriação e conservação.
 Número e numeral de 0 a 9
 Antecessor e sucessor
 Unidade e noção de dezena
 Número e numeral de 0 até 30
 Crescente e decrescente
 Adição, subtração, problemas com unidades.
 Número e numeral
 Números de 0 a 100
 Dezena ( decomposição )
 Problemas envolvendo adição e subtração
 Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
 Números ordinais
 Dúzia e meia dúzia
 Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
 Dezena e unidade
 Formas geométricas
 Calendário
 Sistema monetário brasileiro
 Situações problemas
 Operações de adição e subtração
 Ordem crescente e decrescente
 Números pares e impares
 Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
 Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
 Multiplicação e divisão
 Dobro e triplo
 Metade e terça parte
 Fração
 Problemas

OBJETIVOS
 Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
 Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
 Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
 Identificar antecessor e sucessor
 Representar unidade e reconhecer dezenas
 Identificar ordem crescente e decrescente
 Identificar o numero e numeral de 0 a 30
 Construir o conceito de dezena
 Construir o conceito de dezena e unidade
 Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
 Saber adição simples
 Reconhecer o símbolo da adição ( + )
 Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
 Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
 Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
 Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
 Reconhecer dúzia e meia dúzia.
 Construir o conceito de número e numeral
 Identificar numero e numeral de 0 ate ...
 Construir conceito de unidade e dezena
 Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
 Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
 Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
 Identificar números pares e números impar
 Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
 Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
 Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
 Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
 Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
 Explorar cálculo mental
 Resolver operações envolvendo dobro e triplo
 Reconhecer o real como moeda.
 Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
 Construir e representar formas geométricas
 Ler e interpretar problemas;

ESTRATÉGIA

 Completar
 Representar numeral à quantidade
 Ditado de números
 Trabalhar números vizinhos
 Ordem crescente e decrescente
 Colagem
 Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
 Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
 Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
 Formar grupos de 10 em 10
 Desenvolver conjuntos de dezenas.
 Resolver situações - problemas de sua realidade
 Exercícios escritos
 Juntar e contar
 Uso do material concreto
 Separar unidades e dezenas
 Folha mimeografada, impressas, livro didático.
 Leitura e escrita de números até...
 Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
 Formar grupos de 10 em 10
 Conjuntos com dezenas
 Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
 Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
 Cartazes
 Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
 Problemas envolvendo as quatro operações.
 Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
 Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.

HISTÓRIA

CONTEÚDOS

 Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
 Historia do nome
 Historia da vida da criança
 Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
 Família - tipos de família.
 Datas comemorativas
 Direitos e deveres da criança.
 Tipos de casas
 Os materiais para construção de uma casa
 Os cômodos da casa
 Datas comemorativas
 Primeiros moradores
 A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
 Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
 Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
 A escola
 Historia do nome da escola
 Função dos funcionários da escola
 Profissão dos pais e de outras pessoas
 Consciência fiscal
 Patrimônios públicos
 Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.

OBJETIVOS

 Saber quem é e como é importante (a criança)
 Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
 Conhecer-se como ser que faz historia
 Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
 Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
 Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
 Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
 Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
 Datas comemorativas (...)
 Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
 Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
 Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
 Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
 Identificar os vários tipos de profissão
 Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.

ESTRATÉGIA

 Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
 Produção de frases, textos e desenhos.
 Confecção da arvore genealógica
 Confecção de cartazes, colagens e recortes.
 Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
 Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
 Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
 Entrevista com os pais - sobre sua historia
 Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
 Cartazes
 Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
 Exercícios no caderno
 Construção de maquetes do bairro.
 Exposição de fotos
 Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
 Desenhos
 Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
 Desenhos e colagens
 Conversas formais e informais
 Pesquisas

GEOGRAFIA

CONTEÚDOS

 Bairro e sua historia, nome.
 A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
 Modificação da paisagem
 Recursos naturais
 Matéria prima
 Meios de transportes
 Tempo e estações do ano
 A rua e o bairro
 O endereço
 O que têm no bairro
 Etnias
 Meios de comunicação
 Atividades predominantes na comunidade
 Trânsito

OBJETIVOS

 Reconhecer o nome do bairro e sua história.
 Identificar a rua onde à criança mora
 Identificar o caminho da escola
 Distinguir seu endereço
 Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
 Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
 Identificar o semáforo os meios de transporte
 Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
 Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
 Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
 Reconhecer a importância de seu endereço
 Localizar a sua rua no bairro
 Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
 Reconhecer os meios de comunicação
 Identificar a utilidade dos meios de comunicação
 Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
 Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
 Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos

ESTRATÉGIA

 Pesquisar o nome do bairro e sua historia
 Pesquisar seu endereço
 Desenhar o trajeto da casa para a escola.
 Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
 Cartazes
 Folhas mimeografadas
 Exercícios do livro
 Anotações no caderno
 Atividades escritas
 Citar os meios de transportes da comunidade
 Desenhos dos meios de transportes
 Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
 Gráfico da origem dos alunos
 Construção de maquete sobre sua rua
 Atividades do livro de geografia
 Confecção de cartazes
 Exercícios no caderno e no livro
 Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado

CIÊNCIAS

CONTEÚDOS

MEIO AMBIENTE Seres vivos
 Características dos seres vivos
 Partes da planta
 Utilidades da planta
 Diferentes ambientes
 Localizar - se no tempo e no espaço
 Estações do ano
 Lixo
 Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
 Nascimento e o que precisa para viver
 Higiene e saúde
 Os sentidos
 Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
 Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
 Produtos industriais e artesanais
 Processos de transformações

OBJETIVO

 Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
 Desenvolver hábitos de higiene
 Identificar as partes da planta
 Reconhecer as utilidades das plantas
 Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
 Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
 Diferenciar as estações do ano
 Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
 Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
 Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
 Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
 Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
 Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
 Identificar as formas de nascimentos dos animais
 Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
 Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
 Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
 Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
 Discutir a preservação dos animais em extinção
 Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes

ESTRATÉGIA

 Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
 Escovação na escola com especialista uma vez por semana
 Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
 Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
 Recorte e colagem
 Confecção de cartaz
 Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
 Calendário
 Observação da mudança do tempo
 Folhas mimeografadas, impressas, livro.

ARTE

CONTEÚDOS
 Datas comemorativas
 Artes visuais e plásticas
 Teatro e dramatizações
 Confecção de cartões
 Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
 Desenho livre e ou dirigido
 Canções folclóricas e populares
 Expressão corporal - danças

OBJETIVOS

 Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
 Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
 Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
 Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
 Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
 Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;

ESTRATÉGIA

 Cantos
 Desenhos
 Dobraduras
 Pinturas
 Recorte
 Colagem
 Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...

AVALIAÇÃO

A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos

LIVRO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO