quinta-feira, 3 de novembro de 2011
PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL 5º ANO
PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal seja o uso da linguagem oral (fala e escuta), da linguagem escrita (leitura e produção escrita de textos), considerando a análise e reflexão sobre a língua e linguagem no processo ensino-aprendizagem.
Desenvolver a capacidade de:
Participar de situações de intercâmbio oral;
Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos literários;
Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
Desenvolver a capacidade de:
Participar de situações de intercâmbio oral;
Planejar e participar de situações de uso da linguagem oral;
Apreciar textos literários;
Selecionar textos de acordo com o propósito de sua leitura;
Utilizar recursos para compreender ou separar dificuldades de compreensão durante a leitura;
Reescrever ou produzir textos de autoria utilizando procedimentos de escritor;
Revisar textos em parceria com os colegas;
Revisar textos do ponto de vista ortográfico.
CONTEÚDO
Texto instrucional
Texto jornalístico
Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.
Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
Texto jornalístico
Texto científico
Contos de fada, fábulas, poesias, lendas, mitos, crônicas, artigo de opinião, paródias, história em quadrinhos, anúncios e propagandas, carta/bilhetes/e-mail, trava língua, adivinhas e parlendas.
Produção de texto
História (criada, reproduzida, fábula, em quadrinhos, partindo de gravuras, continuada...), Quadrinhas, Poesias (com rima e sem rima), Receita, Dissertações, Slogan, Livros, Descrições, Biografias, Bula, Narração, Propaganda, Música, Lista de compras;
Carta, bilhete, telegrama, convite, anúncio, pesquisa, entrevista, diálogos, narração de filmes.
Uso da vírgula, ponto final, ponto de interrogação, ponto de exclamação.
Leitura silenciosa, oral, em grupos.
Ficha de leitura: oral e escrita.
Interpretação oral, escrita e com desenhos.
Alfabeto, encontro vocálico, ditongo, tritongo, hiato, classificação quanto ao número de sílabas, sílaba tônica, substantivos, artigos, flexão dos substantivos (número, gênero e grau, singular e plural, masculino e feminino, aumentativo e diminutivo), adjetivo, numeral, pronomes, verbos, advérbios.
Acento agudo e circunflexo, acentuação de oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas, encontro consonantal, dígrafos, hífem, uso do cedilha.
Uso do dicionário para pesquisar palavras com letras: g ou j, as, es, is, os, us, r/rr/r brando, x/ch, lh/li, nh/ni, ga, gue, gui, go, gu, ce, ci, se, si, ca, que, qui, co, cu, ar, er, ir, or, ur, xz, xs, l/u, ã, ão, am, na, m antes de p e b, s, ss, ç.
Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, educação sexual, ética,
METODOLOGIA
Contar história aos alunos para que façam a reprodução da mesma.
Ouvir histórias em Cds.
Apresentar histórias em quadrinhos no retro-projetor e depois sugerir que criem a sua história.
Apresentar em folha fotocopiada um desenho que dê uma idéia de história com início, meio e fim.
Fornecer material para o aluno com o início da história, o meio e o fim e ele deverá continuar estas partes.
Escrever palavras para que delas o aluno crie uma história.
Um grupo faz as palavras e outro faz as rimas. Depois da volta ao’ grupo inicial, criar um texto poesia com rimas.
Apresentar vários exemplos de poesias sem rimas para que o aluno leia e possa criar.
Criar quadrinhas e versinhos em datas comemorativas, como dias das mães, pais, criança, etc.
Explicar como se faz uma dissertação usando argumentos corretos, dando sua pinião.
Fazer comentários partindo de gravuras.
Estatuto da criança e do adolescente.
Produzir receitas de comida, chá... contendo “ingredientes” e modo de preparo, também para melhorar o Brasil.
Trabalhos em grupo.
Experiência.
Entrevista.
Apresentar bulas de remédios e pedir para que os alunos criem bulas: com indicações, modo de usar, precauções...
Criação de livros com ilustrações.
Gincana das melhores produções.
Aula na biblioteca e depois fazer a ficha de leitura escrita do livro que leu.
Descrever: objetos, animais, pessoas, bairro, município, estado (todos com ilustrações).
Apresentar biografias: do próprio aluno, do pai, da mãe, de autores de livros...
Narrar histórias e escrevê-las, filmes, jogos de futebol, novela, programas de TV...
Música: cantar, trocar a letra, criar novas músicas; Karaoquê; Cantos didáticos.
Fazer propagandas de comércio, da escola, de produtos, outdoors.
Criar slogans que tenham mensagens para conscientizar o povo brasileiro.
Fazer lista de compras dos alimentos que a família consome durante um mês, pesquisar os preços e comparar com o salário mínimo.
Partes de uma carta, bilhete, telegrama, convite, etc.
Escrever carta ao amigo, e-mail.
Carta cifrada.
Escrever carta para empresas elogiando a criação de algum produto.
Levar as cartas até o correio para que possam ser enviadas.
Criar bilhete para um vizinho, professora, amigo, mãe...
Correio na escola.
Escrever convites para festa de aniversário, páscoa, criança, etc.
Criar anúncios: observar os anúncio em jornais e criar anúncios de vendas, compra, aluguel.
Pesquisa sobre o animais em geral: onde vivem, como se alimentam...
Elaborar perguntas e entrevistar colegas, pessoas idosas do bairro, etc.
Diálogos com pessoas.
Partindo dos textos criados, escolher os melhores para fazer parte de um livro.
Uso da sala de informatica.
Dramatizações.
Leitura silenciosa, crítica, argumentativa, em duplas, em grupos, gincana de leitura, leitura de jornais, revistas, dos textos criados pelos alunos, de textos informativos de livros, cartazes, pesquisas, ficha de leitura oral, leitura cantada de frases (em voz baixa, média e alta), com pontuação. Jogral, análise dos textos.
Discussões orais dos textos, compreensão dos textos lidos, interpretação oral e escrita, leitura e interpretação das entrelinhas do texto, argumentação, entendimento e extrapolação dos textos.
Uso do dicionário, retirar do texto as palavras como: substantivos, verbos...
Exposição de cartazes, exercícios, atividades de fixação, ditado, criação de frases, etc.
Cartazes com regras de ortografia, ditados de palavras, pesquisa nos textos das palavras estudadas, exercícios de fixação, gincana no quadro, batata quente.
Fazer a correção dos textos criados no quadro coletivamente e no caderno.
RECURSOS
Livros didáticos e paradidáticos.
Meios de comunicação audiovisuais.
Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
Biblioteca
Sala de informática
Estudo do meio
Meios de comunicação audiovisuais.
Revistas, jornais, folhetos e propagandas.
Biblioteca
Sala de informática
Estudo do meio
AVALIAÇÃO
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
proporcionar ao aluno momentos para sua auto-avaliarão.
OBJETIVO GERALMATEMÁTICA
pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
proporcionar ao aluno momentos para sua auto-avaliarão.
OBJETIVO GERALMATEMÁTICA
Desenvolver um trabalho cujo enfoque principal considere os cinco blocos temáticos: números, operações, espaço e forma, grandeza e medidas e tratamento da informação.
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
Desenvolver nos alunos a capacidade de:
Empenhar-se na realização das atividades propostas, utilizando todo o conhecimento construído quando se requer a resolução de situações problema;
Expor suas dúvidas e reconhecer a necessidade de rever o que ainda não aprendeu;
Utilizar-se de estratégias pessoais para resolver determinado problema, dispondo-se a expor suas idéias;
Interagir, estabelecendo uma postura de escuta atenta para entender as explicações do professor e/ou colega;
Formular argumentos, expondo-os a fim de que sejam validados ou refutados pelos colegas, avançando cada vez mais na linguagem matemática;
Reconhecer tanto os seus avanços quanto a necessidade de continuar aprendendo.
Conteúdo
Origem dos números;
Numeração egípcia;
Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
Números pares e ímpares;
Ordem crescente e decrescente;
Antecessor e sucessor;
Valor posicional;
Idéia de número e numeral;
Leitura e escrita de numerais;
Composição e decomposição de números;
Números ordinais;
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real;
Expressões numéricas;
Sentenças matemáticas;
Situações problema envolvendo as 4 operações;
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
Múltiplos e divisores;
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
Formas de uso do dinheiro;
Números irracionais;
Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Porcentagem;
Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
Numeração egípcia;
Numeração romana;
Sistema de numeração decimal (comparar com outros sistemas);
Números pares e ímpares;
Ordem crescente e decrescente;
Antecessor e sucessor;
Valor posicional;
Idéia de número e numeral;
Leitura e escrita de numerais;
Composição e decomposição de números;
Números ordinais;
Operações fundamentais: adição, subtração, multiplicação e divisão;
Prova real;
Expressões numéricas;
Sentenças matemáticas;
Situações problema envolvendo as 4 operações;
Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo, sêxtuplo;
Múltiplos e divisores;
Sistema monetário brasileiro - Real e centavos de real;
Formas de uso do dinheiro;
Números irracionais;
Frações - noção, problemas, adição, subtração, multiplicação e divisão;
Porcentagem;
Sistema de medidas:
medidas de tempo, de comprimento, de massa, de capacidade, de superfície, de áreas;
Geometria: noções fundamentais – retas, semi-retas, linhas abertas e fechadas, tipos de triângulo, quadrilátero, circunferência, o círculo, sólidos geométricos, gráficos e interpretação de dados.
METODOLOGIA
Trabalhos em grupo e individual;
Leitura
Pesquisa
Dramatização
textos informativos
contagem em grupos
Exercícios e atividades de fixação
Jogos
escrita de números
exercícios com situações problema
trabalho com fotocópia do dinheiro (Real)
Entrevistas
Preenchimento de cheques
Leitura e escrita dos valores
Gincanas
Uso de instrumentos de medida (uso de litro, réguas calendário, relógio, balança para trabalhar medidas)
Construir retas e semi-retas
Calcular a superfície (escola, casa, etc)
Criar situações problema com os assuntos estudados
levantamento de informações
Registro de dados
Discussões
Troca de idéias
Produções de texto
Interpretar dados partindo da realidade (tabelas, gráficos, etc)
AVALIAÇÃO
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
GEOGRAFIA
OBJETIVOS
Reconhecer e comparar o papel da sociedade e da natureza, na construção d diferentes paisagens urbanas e rurais brasileiras;
Reconhecer e compreender algumas das consequências das transformações causadas pela ação do homem;
Reconhecer, refletir e utilizar as tecnologias da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens e na contrução da vida em sociedade;
Utilizar a linguagem cartográfica, observando a necessidade de indicação de direção e distância, orientação e proporção para garantir a legitimidade;
Adotar uma atitude responsável em relação ao meio ambiente reinvindicando o direito de todos a uma vida plena num ambiente preservado e saudável;
Conhecer e valorizar os modos de vida de diferentes grupos sociais, como se relacionam e constituem o espaço e a paisagem no qual se encontram inseridos.
CONTEÚDOS
O espaço urbano e o espaço rural;
Os transportes e as comunicações;
A dinâmica da natureza;
A população e as regiões do Brasil.
Mapas
Os transportes e as comunicações;
A dinâmica da natureza;
A população e as regiões do Brasil.
Mapas
METODOLOGIA
Uso do quadro;
Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
Desenhos da casa, do caminho de casa à escola;
Entrevista, fotografias antigas e atuais;
Linha do tempo;
Criação de mapas do município e do estado com legendas;
Localização da cidade, Estado, regiões e país;
Mapas ;
Confecção de mapas;
Anotações, atividades, jogos;
Pesquisas;
Localizar no mapa as principais atividades produtivas agrárias e pecuária;
Relacionar as principais atividades econômicas;
Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Avaliação
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
HISTÓRIA
OBJETIVOS
Reconhecer relações sociais
Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
CONTEÚDO
Reconhecer a existencia de diversas fontes históricas e necessidades de marcar a passagem no tempo e espaço
Reconhecer a importania da participação das pessoas em movimentos populares, sociais, políticos e ambientais
CONTEÚDO
A formação do povo brasileiro: indígenas, africanos, europeus e asiáticos. A importância da biografia e da narrativa histórica;
A história da vida pública no Brasil, sob uma perspectiva cronológica, do Brasil colonial aos dias de hoje;
Descobrimento;
Colonização;
Mineração;
Trabalho escravo;
Café;
Independência
República;
METODOLOGIA
Exploração oral;
Pesquisas dirigidas sobre os temas, levantamento de questões, relatos e registros de informações;
Desenhos, recortes e colagens;
Propor questionamentos, informar sobre dados desconhecidos e organizar pesquisas e investigações;
Criar conceitos coletivamente, textos informativos, debates, questionamentos;
Relacionar as principais atividades econômicas com o desenvolvimento social e cultural de cada período histórico;
Estudos em grupos, diálogos, exercícios, leitura, cartazes em grupos, brincadeiras.
Linha do tempo;
Uso de recursos midiáticos
AVALIAÇÃO
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação.
CIÊNCIAS
OBJETIVOS
Compreender e ampliar conhecimentos sobre o Universo, o Sistema Solar e o Planeta Terra;
Reconhecer e identificar os componentes: ar, água e solo no Planeta Terra;
Reconhecer a necessidade de preservarem ambientes e de recuperar os que já foram destruídos;
Compreender as necessidades vitais dos seres humanos, relacionando a necessidade de alimentos para o sustento, desenvolvimento, manutenção e obtenção de energia para o corpo;
Identificar comportamentos de higiene física, mental e social, fundamental para o estado de saúde.
CONTEÚDO
Universo e Sistema Solar;
Planeta Terra;
Solo, ar e água;
Meio ambiente e preservação ambiental;
Poluição;
Corpo humano e seus sistemas.
METODOLOGIA
Planeta Terra;
Solo, ar e água;
Meio ambiente e preservação ambiental;
Poluição;
Corpo humano e seus sistemas.
METODOLOGIA
Exploração oral;
Discussão de pesquisas;
Levantamento de questões;
Reflexão e discussão em grupo;
Relatos de experiências pessoais;
Projetos de estudos;
Seqüências de atividades;
Estudo de textos;
Experimentos ;
Uso de recursos midiáticos.
AVALIAÇÃO
Diagnosticar os saberes dos alunos quanto aos conteúdos propostos ao 4º ano e com base nessas informações, replanejar o trabalho pedagógico e suas intervenções.
Pautar a observação por meio da organização e registros sistemáticos tanto inicial, quanto processual e final.
Proporcionar ao aluno momentos para sua autoavaliação
PLANEJAMENTO ANUAL 3º ANO
PLANEJAMENTO ANUAL DO 3º ANO
PORTUGUÊSCONTEUDOS
Alfabeto
Produção de textos oral e escrita
Poesias
Correspondência
Sinais de pontuação
Acentuação
Gênero do substantivo
Numero do substantivo
Grau do substantivo
Leitura de diferentes textos
Interpretação oral e escrita
Ortografia
OBJETIVO GERAL
Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Empregar adjetivos de forma correta.
Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Utilizar corretamente as regras ortográficas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO GERAL
Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ordenar corretamente os números na ordem
Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta
CONTEUDOS
Astros
Ar
Solo
Água
Lixo
Reciclagem
Saneamento básico
Vegetais
Os animais
Nosso corpo
Os alimentos
Higiene e saúde
Saúde e segurança
Nosso ambiente
Preservação do meio ambiente
As plantas
OBJETIVO GERAL
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar os principais astros do Sistema solar.
Identificar o Sol como uma estrela.
Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Oportunizar ao educando ser o sujeito de sua aprendizagem e que ao final do ano, o aluno possa ser capaz de ler, interpretar, escrever e produzir com autonomia.
Objetivamos na 2ª serie, conduzir a criança ao conhecimento da linguagem e na escrita, nas suas diversas possibilidades e situações (preparar o educando para a realidade que ele vai enfrentar no seu dia-a-dia).
Conseguindo: ler e interpretar todas as informações ouvidas e faladas.
Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação critica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Desenvolver a pratica correta da leitura exercendo o domínio das regras obedecendo a entonação.
Utilizar a linguagem oral e escrita para compor textos com coesão e coerência.
Interpretar oralmente e de forma escrita os textos lidos.
Reconhecer, identificar e utilizar as letras do alfabeto, nas suas diferentes formas,
Associar a sílaba ao número de sons da palavra.
Identificar alguns tipos de substantivos, utilizando-os nas atividades propostas.
Utilizar corretamente o gênero do substantivo
Identificar e utilizar corretamente na produção de textos o sinônimo e antônimo dos substantivos
Utilizar os sinais de pontuação de forma a dar sonoridade as frases.
Reconhecer a sílaba tônica das palavras, fazendo uso dos acentos agudo e circunflexo.
Empregar adjetivos de forma correta.
Utilizar corretamente pronomes pessoais.
Utilizar corretamente as regras ortográficas.
MATEMÁTICA
CONTEUDOS:
Construção de figuras geométricas
Construção de sólidos geométricos
Números de 0 a 1000
Números pares e impares
Ordem crescente e decrescente
Dezena
Dúzia
Centena
Dobro, triplo
Tabuada do 0 ao 5
Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Problemas
04 operações
Sistema monetário
Noção de estatística
Números ordinais até 30.
Calendário
Construção de figuras geométricas
Construção de sólidos geométricos
Números de 0 a 1000
Números pares e impares
Ordem crescente e decrescente
Dezena
Dúzia
Centena
Dobro, triplo
Tabuada do 0 ao 5
Medidas, tempo, capacidade, comprimento e massa.
Problemas
04 operações
Sistema monetário
Noção de estatística
Números ordinais até 30.
Calendário
OBJETIVO GERAL
Conduzir o educando aos conhecimentos matemáticos como meio para compreender o mundo a sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, características da matemática.
Como: aspecto que estimula a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Conhecer, reconhecer e utilizar corretamente o sistema de numeração decimal.
Conhecer, identificar, compor e decompor os números pares e impares.
Ordenar corretamente os números na ordem
Identificar e utilizar as noções de dezena e meia dezena
Utilizar corretamente a noção de centena e meia centena.
Utilizar a tabuada associando as noções de dobro e triplo.
Medir e utilizar a unidades de medida adequada a cada tipo de substancia.
Resolver situações problemas do cotidiano fazendo uso das quatro operações.
Utilizar corretamente as moedas do sistema monetários com as noções de real e centavos.
Reconhecer e utilizar os principais números ordinais.
Reconhecer e identificar as datas do calendário (dias, meses, ano...)
Identificar as figura geométricas presentes á nossa volta
CIÊNCIAS
CONTEUDOS
Astros
Ar
Solo
Água
Lixo
Reciclagem
Saneamento básico
Vegetais
Os animais
Nosso corpo
Os alimentos
Higiene e saúde
Saúde e segurança
Nosso ambiente
Preservação do meio ambiente
As plantas
OBJETIVO GERAL
Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformação do mundo em que vive.
Identificar relações entre o conhecimento cientifica, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e sua evolução histórica.
Compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Identificar os principais astros do Sistema solar.
Identificar o Sol como uma estrela.
Despertar a curiosidade a respeito das coisas que nos cercam.
Despertar a consciência sobre a importância do solo para nossa vida.
Identificar pelas características os principais tipos de animais que estão presentes em nosso meio ambiente
Identificar os vegetais e reconhecer sua importância em nossa vida como fonte de alimento e remédios.
Reconhecer a importância da água em nossa vida, assim como a sua conservação para manutenção da vida na terra.
Identificar as diferentes partes do nosso corpo e suas funções.
Reconhecer a necessidade das regras de higiene para manutenção e conservação de nossa vida.
Reconhecer o saneamento básico como necessidade do povo e obrigação do estado para conservação da saúde e do bem estar da comunidade.
Reconhecer que nem tudo que vai para o lixo é realmente lixo, reconhecer a importância dos cuidados com o lixo para evitar doenças e contaminação.
EDUCAÇÃO FÍSICA
CONTEUDOS
Lateralidade
Jogos
Brincadeiras dirigidas
Musicas
Danças, teatro
OBJETIVO GERAL
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
Descontração, percepção auditiva;
Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Desenvolver habilidade manual;
Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;
Lateralidade
Jogos
Brincadeiras dirigidas
Musicas
Danças, teatro
OBJETIVO GERAL
Participar de atividades corporais, estabelecendo relações equilibradas e estabelecidas como os outros reconhecendo respeitando características físicas e de desempenho de si próprio, sem discriminar por características pessoais , físicas ou sociais .
Adotar atitudes de respeito mutua dignidade e solidariedade em situação lúdica e esportiva repudiando qualquer espécie de violência.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Durante o ano letivo buscamos criar oportunidades a fim de levar o aluno a ;
Expressar-se de forma coerente fazendo uso da expressão oral e corporal.
Criatividade, atenção, agilidade, raciocínio lógico, concentração;
Desenvolver a imaginação a capacidade de expressão através de gestos, socialização;
Espírito de equipe, colaboração, ritmo.
Coordenação viso – motora, pontaria, conhecimento lingüístico, equilíbrio, concentração.
Descontração, percepção auditiva;
Noções de ataque e defesa, noção de espaço;
Desenvolver habilidade manual;
Melhoria do equilíbrio e do tônus muscular, respeito;
ARTE
CONTEUDOS
Colar
Pintar
Desenho livre
Desenho dirigido
Montar
Dobraduras - ORIGAMI
Recortar
Maquetes
Dramatização
As cores: primarias e secundarias
Formas geométricas
Pintura
Tangran
Pintar
Desenho livre
Desenho dirigido
Montar
Dobraduras - ORIGAMI
Recortar
Maquetes
Dramatização
As cores: primarias e secundarias
Formas geométricas
Pintura
Tangran
PLANEJAMENTO ANUAL 2º ANO
PORTUGUÊS
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVO GERAL:
Desenvolver a capacidade de uso da linguagem oral e escrita em situações múltiplas ampliando a compreensão, a interpretação e a analise dos diversos textos existentes na sociedade, respeitando as variedades lingüísticas e tendo a leitura como fonte de informação e ampliação de seu conhecimento.
Desenvolver a capacidade critica e as habilidades de produção espontânea, procurando avançar em suas hipóteses sobre leitura e escrita. Utilizando situações da realidade social e do cotidiano imediato de forma que compreendem tanto a língua oral quanto escrita, entendendo-as como a representação do processo, com diferentes e usos culturais.
Compreender os fatos que as rodeiam, de forma a contemplar as necessidades sociais, psicológicas e afetivas do cidadão, como um ser capaz de reivindicarem direitos e deveres, perante a sociedade em que vive.
Saber relatar, analisar, comparar, pesquisar dados relevantes contidos nos referenciais do programa escolar, que atendam os requisitos básicos na educação como um todo.
CONTEÚDOS
Expressão oral e não verbal.
Função social da escrita.
Nome da criança.
Alfabeto fonético, móvel, ilustrado, concreto.
Construção de palavras.
Direção da escrita, espaçamento entre palavras.
Som final e inicial das palavras estudadas.
Número de letras e silabas das palavras.
Uso da letra maiúscula em inicio de frases, parágrafos e nomes próprios.
Pontuação – ponto final e vírgula.
Leitura de palavras, frases e pequenos textos.
Silabas simples e palavras chaves
Letras do alfabeto
Letras do seu nome completo
Produção de textos coletivo e individual
Expressão oral e corporal
Leitura oral, silenciosa, individual e coletiva.
Analise da linguagem: reescrita e revisão de textos Gramática contextualizada
Coordenação motora (no traçado da letra cursiva)
OBJETIVOS
Perceber a importância da escrita e sua função na sociedade
Conhecer o alfabeto em suas diversas formas
Aprender a direção correta da escrita e o espaçamento entre as palavras
Desenvolver a capacidade de escrever, ler, compreender e pensar de modo consciente a sua realidade.
Expressar-se oralmente e por escrito
Identificar o alfabeto de “a” a “Z”
Reconhecer o som inicial e final das palavras.
Reconhecer nas palavras os seus símbolos e o numero de silabas que a compõe
Usar corretamente a letra maiúscula
Identificar e empregar a pontuação em frases e em pequenos textos.
Produzir pequenos textos - coletivo e individual
Elaborar frases a seu nível de experiência
Ler, copiar e interpretar pequenos textos envolvendo as palavras estudadas.
Realizar diversas formas de leitura, quadro, cartazes, livros, fichas...
Expressar - se oralmente com clareza
Compreender para que serve a escrita e a leitura
Construir e reconstruir palavras e frases - números de letras e silabas
Ler e interpretar textos de forma individual e coletiva, oralmente e silenciosamente.
Revisar e reelaborar a própria escrita e de diferentes autores de diferentes gêneros refletindo sobre o sistema de escrita e ampliando seus conhecimentos e habilidades sobre a escrita.
ESTRATÉGIAS:
Leitura de historias, bilhetes, musica, conto, poesias, historia em quadrinhos, etc.
Mural de rótulos
Montagem do alfabeto concreto e ilustrado
Trabalhar com o alfabeto móvel
Recortes de jornais e revistas
Conhecer as famílias silábicas menos complexas
Pintar os espaços entre as palavras dentro do texto.
Cartazes
Fichas de leitura
Textos coletivos e individuais
Alfabeto móvel, ilustrado e concreto.
Recorte de jornais e revistas
Nomeação dos objetos da sala
Entrega de crachás com nome completo
Construção de novas palavras
Escrever palavras e frases
Folhas mimeografadas, impressas e carimbos.
Diálogo com alunos: contagem de fatos história de cada um, opinião de cada um.
MATEMÁTICA
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
História dos números
Classificação, seriação e conservação.
Número e numeral de 0 a 9
Antecessor e sucessor
Unidade e noção de dezena
Número e numeral de 0 até 30
Crescente e decrescente
Adição, subtração, problemas com unidades.
Número e numeral
Números de 0 a 100
Dezena ( decomposição )
Problemas envolvendo adição e subtração
Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Números ordinais
Dúzia e meia dúzia
Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Dezena e unidade
Formas geométricas
Calendário
Sistema monetário brasileiro
Situações problemas
Operações de adição e subtração
Ordem crescente e decrescente
Números pares e impares
Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Multiplicação e divisão
Dobro e triplo
Metade e terça parte
Fração
Problemas
Classificação, seriação e conservação.
Número e numeral de 0 a 9
Antecessor e sucessor
Unidade e noção de dezena
Número e numeral de 0 até 30
Crescente e decrescente
Adição, subtração, problemas com unidades.
Número e numeral
Números de 0 a 100
Dezena ( decomposição )
Problemas envolvendo adição e subtração
Operações - Adição e subtração sem reserva e sem recurso
Números ordinais
Dúzia e meia dúzia
Numero de 0 até...(onde conseguirem chegar.)
Dezena e unidade
Formas geométricas
Calendário
Sistema monetário brasileiro
Situações problemas
Operações de adição e subtração
Ordem crescente e decrescente
Números pares e impares
Sistemas de medidas: hora, litro, quilo, metro.
Adição e subtração com reserva e sem conserva e recurso.
Multiplicação e divisão
Dobro e triplo
Metade e terça parte
Fração
Problemas
OBJETIVOS
Identificar a função dos números que aparecem no dia-a-dia
Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Identificar antecessor e sucessor
Representar unidade e reconhecer dezenas
Identificar ordem crescente e decrescente
Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Construir o conceito de dezena
Construir o conceito de dezena e unidade
Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Saber adição simples
Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Construir o conceito de número e numeral
Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Construir conceito de unidade e dezena
Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Identificar números pares e números impar
Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Explorar cálculo mental
Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Reconhecer o real como moeda.
Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
Construir e representar formas geométricas
Ler e interpretar problemas;
Conhecer e representar os numerais de 0 a 9
Reconhecer situações envolvendo adição, subtração ( problemas orais)
Identificar antecessor e sucessor
Representar unidade e reconhecer dezenas
Identificar ordem crescente e decrescente
Identificar o numero e numeral de 0 a 30
Construir o conceito de dezena
Construir o conceito de dezena e unidade
Resolver situações problemas – sabendo validar estratégias de qualificação como contagem, o pareamento, a estimativa e a correspondência.
Saber adição simples
Reconhecer o símbolo da adição ( + )
Relacionar subtração a idéias de separar,tirar , diminuir , perder
Reconhecer o símbolo da subtração ( - )
Resolver operações de adição e subtração sem reservas e sem recursos
Identificar numerais ordinais do 1º ao 10º
Reconhecer dúzia e meia dúzia.
Construir o conceito de número e numeral
Identificar numero e numeral de 0 ate ...
Construir conceito de unidade e dezena
Reconhecer ordem crescente e decrescente de números
Resolver adição e subtração com unidade e dezena ( simples )
Reconhecer na adição a função de juntar e na subtração de separar os elementos
Identificar números pares e números impar
Reconhecer e utilizar corretamente os símbolos +,- =, <, >
Resolver situações problemas envolvendo as quatro operações
Identificar a divisão como forma de separar um conjunto em subconjuntos
Deduzir que o tempo pode ser medido através de instrumentos específicos
Identificar os sistemas de medida como o litro, metro, quilo.
Explorar cálculo mental
Resolver operações envolvendo dobro e triplo
Reconhecer o real como moeda.
Observar formas geométricas presentes na natureza ou criadas pelo homem e representá-las.
Construir e representar formas geométricas
Ler e interpretar problemas;
ESTRATÉGIA
Completar
Representar numeral à quantidade
Ditado de números
Trabalhar números vizinhos
Ordem crescente e decrescente
Colagem
Contagem com sucatas , alunos , lápis , material dourado, etc.
Emprego do Material concreto para identificar numero e numeral
Leitura da escrita de números de 0 ate 30 .
Formar grupos de 10 em 10
Desenvolver conjuntos de dezenas.
Resolver situações - problemas de sua realidade
Exercícios escritos
Juntar e contar
Uso do material concreto
Separar unidades e dezenas
Folha mimeografada, impressas, livro didático.
Leitura e escrita de números até...
Emprego de material concreto para construir o conceito de número e numeral até ...
Formar grupos de 10 em 10
Conjuntos com dezenas
Atividades de juntar e separar, no concreto – material dourado, palito, fichas, etc.
Exercício de adição e subtração em folhas xerocadas, livro, quadro e no concreto.
Cartazes
Exercícios no caderno , livro , quadros e folhas .
Problemas envolvendo as quatro operações.
Pesar e medir objetos e ate mesmo os alunos.
Uso de material concreto como relógio, balança, o metro, litro.
HISTÓRIA
CONTEÚDOS
Conhecer melhor a si mesmo (eu, família, escola e sociedade)
Historia do nome
Historia da vida da criança
Dia- a- dia da criança, sua alimentação, brinquedo, brincadeira.
Família - tipos de família.
Datas comemorativas
Direitos e deveres da criança.
Tipos de casas
Os materiais para construção de uma casa
Os cômodos da casa
Datas comemorativas
Primeiros moradores
A comunidade hoje ( ambiente transformado por meio de trabalho )
Instituições ( igreja , centro comunitários, campo de futebol, postos de saúde , etc)
Diferentes grupos religiosos que há na sociedade
A escola
Historia do nome da escola
Função dos funcionários da escola
Profissão dos pais e de outras pessoas
Consciência fiscal
Patrimônios públicos
Hinos de Campo Verde, Mato Grosso, Independência e Bandeira.
OBJETIVOS
Saber quem é e como é importante (a criança)
Reconhecer a importância do seu nome, sobrenome, de onde vem.
Conhecer-se como ser que faz historia
Valorizar seu dia –a – dia , seus gostos , bem como seus deveres e direitos
Compreender o que é uma família e reconhecer sua família dentro de diversos tipos de família
Destacar a importância dos índios para a nossa cultura, conhecer a historia do Brasil.
Identificar os tipos de casa e o tipo de material usado para sua construção
Conhecer os cômodos de uma casa e sal função
Datas comemorativas (...)
Conhecer a origem da maioria destas datas e porque se comemora
Levar a criança a conhecer melhor a comunidade em que vive
Fazer com que a criança respeite as instituições da comunidade com um bem comum
Proporcionar ao aluno o conhecimento de sua história como forma de resgatar a sua identidade
Identificar os vários tipos de profissão
Reconhecer seus direitos e deveres dentro da sala de aula, em casa, no bairro e perante a sociedade.
ESTRATÉGIA
Entrevista com os pais ( historia dos nomes)
Produção de frases, textos e desenhos.
Confecção da arvore genealógica
Confecção de cartazes, colagens e recortes.
Montagem de cartaz com diversos tipos de casas
Desenhar planta da sua casa e nomear os cômodos
Atividades do livro de historia Projeto Pitangua historia
Entrevista com os pais - sobre sua historia
Pesquisas, leitura, desenhos, recortes.
Cartazes
Atividades xerocadas, mimeografadas, impressas.
Exercícios no caderno
Construção de maquetes do bairro.
Exposição de fotos
Passeio de estudo sobre o bairro para conhecer onde e como são as instituições
Desenhos
Ambiente da escola (vista - como o aluno a vê)
Desenhos e colagens
Conversas formais e informais
Pesquisas
GEOGRAFIA
CONTEÚDOS
CONTEÚDOS
Bairro e sua historia, nome.
A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Modificação da paisagem
Recursos naturais
Matéria prima
Meios de transportes
Tempo e estações do ano
A rua e o bairro
O endereço
O que têm no bairro
Etnias
Meios de comunicação
Atividades predominantes na comunidade
Trânsito
OBJETIVOS
Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Identificar a rua onde à criança mora
Identificar o caminho da escola
Distinguir seu endereço
Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Identificar o semáforo os meios de transporte
Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Reconhecer a importância de seu endereço
Localizar a sua rua no bairro
Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Reconhecer os meios de comunicação
Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ESTRATÉGIA
A rua onde mora, o caminho ate a escola – seu endereço.
Modificação da paisagem
Recursos naturais
Matéria prima
Meios de transportes
Tempo e estações do ano
A rua e o bairro
O endereço
O que têm no bairro
Etnias
Meios de comunicação
Atividades predominantes na comunidade
Trânsito
OBJETIVOS
Reconhecer o nome do bairro e sua história.
Identificar a rua onde à criança mora
Identificar o caminho da escola
Distinguir seu endereço
Observar alguns pontos de referencia no seu bairro.
Conhecer o espaço geográfico e o funcionamento da natureza em múltiplas relações
Identificar o semáforo os meios de transporte
Reconhecer as cores do semáforo e seus significados
Orientar sobre os cuidados ao atravessar a rua.
Reconhecer a rua como espaço de locomoção de pedestres e automóveis
Reconhecer a importância de seu endereço
Localizar a sua rua no bairro
Conhecer a origem das famílias das diversas etnias da nossa cidade
Reconhecer os meios de comunicação
Identificar a utilidade dos meios de comunicação
Identificar as atividades econômicas predominantes da comunidade
Saber localizar-se e locomover-se obedecendo as regras construídas socialmente.
Reconhecer e identificar os diferentes tipos de hinos
ESTRATÉGIA
Pesquisar o nome do bairro e sua historia
Pesquisar seu endereço
Desenhar o trajeto da casa para a escola.
Observar a natureza ( através de passeios, experiências em sala de aula )
Cartazes
Folhas mimeografadas
Exercícios do livro
Anotações no caderno
Atividades escritas
Citar os meios de transportes da comunidade
Desenhos dos meios de transportes
Pesquisas, desenhos, cartazes com fotos sobre a sua rua.
Gráfico da origem dos alunos
Construção de maquete sobre sua rua
Atividades do livro de geografia
Confecção de cartazes
Exercícios no caderno e no livro
Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
Confecção de cartazes
Exercícios no caderno e no livro
Folhas xerocadas, impressas com atividades de acordo com o tema trabalhado
CIÊNCIAS
CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTE Seres vivos
Características dos seres vivos
Partes da planta
Utilidades da planta
Diferentes ambientes
Localizar - se no tempo e no espaço
Estações do ano
Lixo
Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
Nascimento e o que precisa para viver
Higiene e saúde
Os sentidos
Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Produtos industriais e artesanais
Processos de transformações
OBJETIVO
CONTEÚDOS
MEIO AMBIENTE Seres vivos
Características dos seres vivos
Partes da planta
Utilidades da planta
Diferentes ambientes
Localizar - se no tempo e no espaço
Estações do ano
Lixo
Água
SER HUMANO E SAUDE Corpo humano
Nascimento e o que precisa para viver
Higiene e saúde
Os sentidos
Higiene pessoal
RECURSOS TECNOLÓGICOS
Matéria prima – animal, vegetal e mineral.
Produtos industriais e artesanais
Processos de transformações
OBJETIVO
Saber localizar o corpo no espaço e no tempo
Desenvolver hábitos de higiene
Identificar as partes da planta
Reconhecer as utilidades das plantas
Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Diferenciar as estações do ano
Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Identificar as formas de nascimentos dos animais
Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Discutir a preservação dos animais em extinção
Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ESTRATÉGIA
Desenvolver hábitos de higiene
Identificar as partes da planta
Reconhecer as utilidades das plantas
Descobrir como nascem as plantas ( observar a germinação e desenvolvimento de um vegetal)
Reconhecer que a planta é um ser vivo e que necessita de ar e água para viver
Diferenciar as estações do ano
Identificar as partes do corpo humano e algumas de suas funções
Identificar os órgãos dos sentidos e as sensações que causam ao nosso corpo
Reconhecer a importância dos vegetais, frutas e legumes em nossa alimentação
Perceber que os alimentos têm sabores diferentes
Incentivar bons hábitos alimentares e higiene bucal
Possibilitar algumas informações =sobre higiene e saúde
Identificar as formas de nascimentos dos animais
Perceber que todos os animais são importantes em uma cadeia alimentar
Reconhecer que os animais são importantes para o homem, identificando o que eles nos oferecem.
Diferenciar animais domésticos de animais selvagens
Identificar animais peçonhentos e que podem transmitir doenças
Discutir a preservação dos animais em extinção
Prevenir sobre o risco de certos tipos de acidentes
ESTRATÉGIA
Orientar os alunos a escovar os dentes todos os dias
Escovação na escola com especialista uma vez por semana
Observar uma planta e suas partes através de experiências em sala de alua ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Saber a utilidade de cada parte da planta e sua utilidade para o homem
Recorte e colagem
Confecção de cartaz
Nascimento de plantas através de experiências ( feijão – algodão –copo descartável – água )
Calendário
Observação da mudança do tempo
Folhas mimeografadas, impressas, livro.
ARTE
CONTEÚDOS
Datas comemorativas
Artes visuais e plásticas
Teatro e dramatizações
Confecção de cartões
Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Desenho livre e ou dirigido
Canções folclóricas e populares
Expressão corporal - danças
OBJETIVOS
Artes visuais e plásticas
Teatro e dramatizações
Confecção de cartões
Desenho, pintura, dobradura, recortes e colagem.
Desenho livre e ou dirigido
Canções folclóricas e populares
Expressão corporal - danças
OBJETIVOS
Conhecer e adquirir hábitos e procedimentos específicos para desenvolver aptidão artística do educando
Desenvolver a sensibilidade, imaginação e coordenação motora.
Desenvolver o esquema corporal e o gosto pela música
Expressar-se e comunicar-se através das artes visuais
Estimular a sensibilidade artística dos alunos através da arte
Compreender e saber identificar a arte como fato histórico contextualizando com diversas culturas;
ESTRATÉGIA
Cantos
Desenhos
Dobraduras
Pinturas
Recorte
Colagem
Dança , teatrinhos com fantoches e dedoches ...
AVALIAÇÃO
A avaliação se da de forma continua, verificando os resultados do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
Realizaremos os registros dos processos dos alunos no caderno de campo acompanhado de testes de conhecimento para os pais através de fichas avaliativas, enfocando os progressos observados durante o bimestre. Através do conhecimento diagnosticando os níveis, observando diariamente as atividades de sala, participação, interação e organização.
Serão realizados testes avaliativos mensalmente de forma contextualizada. Espera-se que o aluno consiga até o final do ano letivo chegar ao objetivo que desejamos
Assinar:
Postagens (Atom)
-
cursiva pontilhada imprensa_pontilhada Tracejada cursiva_vasado Cursiva_pEDAGOGICA