PORTUGUÊS
CONTEÚDO:
· Comunicação e coordenação motora
· Vogais
· Consoantes
· Alfabeto.
· Ordem alfabética.
· Letras Maiúsculas e Minúsculas
· Tipos de letras.
· Escrita do nome.
· História do nome.
· Sílabas Simples
· Sílabas Complexas
· Formação de palavras.
· Construção de Frases
· Escrita espontânea.
· Produção escrita.
· Leituras variadas de diversos gêneros textuais.
· Identificação e produção coletiva de vários gêneros textuais
OBJETIVOS:
· Proporcionar a interação da criança através de atividades lúdicas.
· Adaptar a criança a escola e a vida social.
· Utilizar a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos e idéias, relatar acontecimentos do cotidiano.
· Reproduzir oralmente histórias com seqüência lógica de idéias.
· Desenvolver a coordenação motora.
· Criar condições de representação gráfica.
· Escrever e reconhecer seu próprio nome.
· Participar de diversas situações em que ocorre o uso da linguagem.
· Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
· Identificar e reconhecer o alfabeto.
· Praticar a escrita, utilizando os diversos gêneros textuais.
ESTRATÉGIA:
· Leitura feita pelo professor e alunos, utilizando diversos gêneros textuais.
· Conversas, partilha de experiências e relatos de vivência.
· Calendário.
· Músicas.
· Cantinho da leitura.
· Jogos, brincadeiras.
· Músicas
· Parlendas.
· Rimas,
· Histórias.
· Alfabeto móvel.
· Trabalhos individuais.
· Atividades coletivas.
· Listas de palavras.
· Recorte e colagem
MATEMÁTICA
CONTEÚDO:
· História dos números.
· Numerais
· Sistema de numeração decimal (unidade e dezena)
Relação entre números e quantidades.
Relação entre números e quantidades.
· Adição e subtração simples.
· Ordem crescente e decrescente.
· Antecessor e sucessor.
· Situações problemas
· Noções de medidas.
· Formas geométricas.
· Gráficos.
· Horas exatas;
· Dúzia
Números pares e impares.
Números pares e impares.
· Nosso Dinheiro
OBJETIVOS
· Compreender a função e utilização dos numerais em diferentes contextos, e a classificação de diferentes objetos.
· Utilizar noções simples de caçulo mental para resolução de situações problemas.
· Identificar e reconhecer semelhanças e diferenças entre elementos, classificando, ordenando, agrupando e operando com quantidades.
· Participar de jogos matemáticos, desenvolvendo seu raciocínio.
ESTRATÉGIAS
· Uso de material concreto para fazer classificação e seriação.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Material pedagógico.
· Carimbos.
· Atividades gráficas.
· Recorte e colagem.
· Blocos lógicos.
· Sucatas.
HISTÓRIA E GEOGRAFIA (CIÊNCIAS SOCIAIS)
CONTEÚDO:
· A criança.
· A família.
· A casa.
· A escola.
· A comunidade.
· Trânsito.
· Meios de transporte.
· Meios de comunicação.
· Profissões.
· Datas comemorativas.
· Pluralidade cultural.
· Cultura afro-brasileira.
OBJETIVOS:
· Compreender sua própria história, forma de viver e a sociedade onde vive.
· Adquirir noção das semelhanças e diferenças entre os grupos humanos.
· Observar as transformações e os fenômenos da natureza a sua volta.
· Trabalhar as datas comemorativas, enfatizando a importância da nossa cultura e tradição.
· Identificar e respeitar as diferenças de características entre as pessoas.
· Conhecer seus direitos e cumprir seus deveres a ocupar diferentes posições no trânsito: pedestre, passageiro e ciclista.
· Adotar atitudes de respeito as normas de trânsito e as pessoas.
· Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar seu conhecimento do mundo.
ESTRATÉGIAS:
· Cantinho da leitura.
· Histórias.
· Dinâmicas diversas.
· Poesias.
· Livro didático.
· Semáforo.
· Revistas.
· Recorte e colagem.
· Jornais.
· Fotos.
· Jogos.
· Brincadeiras.
· Cantigas de roda.
CIÊNCIAS NATURAIS
CONTEÚDO:
· Corpo humano.
· Semelhanças e diferenças.
· Órgãos do sentido.
· Hábitos de higiene.
· Seres vivos e não vivos.
· Animais.
· Plantas.
· Água.
· O dia e a noite.
· Sol e chuva.
· Estações do ano.
· Meio ambiente
OBJETIVOS:
· Identificar e reconhecer as partes do corpo humano.
· Desenvolver hábitos de higiene.
· Identificar e reconhecer características dos animais e das plantas.
· Adquirir noção de preservação do meio ambiente e respeito com a vida.
· Identificar as características do dia e da noite, e das estações do ano.
ESTRATÉGIAS:
· Vivencia dos alunos.
· Vídeos.
· Pesquisas.
· Exposições.
· Jogos e brincadeiras.
· Passeios.
· Conversas.
· Trabalhos em grupos.
· Filmes
· Recortes e colagem
AVALIAÇÃO:
· A avaliação será feita mediante acompanhamento e registro do educando, sem o objetivo de promoção. A mesma também deverá ser sistemática, compreendendo assim, as necessidades individuais e coletivas sendo esta continua e diagnóstica.