quarta-feira, 26 de outubro de 2011

JARDIM I

JARDIM I - PORTUGUÊS
OBJETIVO
  1. Desenvolver percepção visual, auditiva, coordenação viso-motora.
  2. Desenvolver Orientação temporal (começo, meio e fim).
  3. Desenvolver Orientação espacial.
CONTEÚDO
  • Coordenação viso-motora:
    1. Desenho livre.
    2. Labirinto.
    3. Pintura.
    4. Recorte e colagem.
    5. Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos.
  • Percepção visual:
    1. Cor.
    2. Forma.
    3. Tamanho
    4. Detalhes.
    5. Complementação de figuras.
    6. Letras (a, e, i, o, u).
  • Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
  • Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe.
ESTRATÉGIA
Folhas que promovam o interesse da criança. Pode-se também trabalhar as vogais com músicas.
Trabalhar as noções do conteúdo no dia-a-dia da criança, explicando-a sempre que ocorrer dúvidas. Pode-se trabalhar também com jogos, brincadeira, histórias e músicas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
Estimular o raciocínio lógico, estabelecendo relações entre os conceitos: todo, parte, igual, diferente, grande, pequeno, tamanho, cor, forma, etc.
Desenvolver o conceito numérico através da expressão verbal e gráfica.
Desenvolver a noção de diferente medidas em relação aos objetos e ao tempo.
CONTEÚDO
  • Estruturas lógicas:
    1. Discriminação (semelhanças e diferenças).
    2. Comparação.
    3. Identificação.
    4. Conjuntos.
    5. Correspondência.
    6. Cores.
  • Tamanho e formas (círculo, triângulo, quadrado, retângulo).
  • Número de 1 a 9, quantidade (mais, menos, muito, pouco, cheio e vazio).
  • Medidas:
    1. Tamanho de objetos (pequeno, grande, maior, menor, grosso e fino).
    2. Distância entre os objetos (longe, perto).
    3. Velocidade (rápido, lento, devagar, depressa).
    4. Massa (leve, pesado).
    5. Temperatura (quente, frio).
    6. Som (alto, baixo).
    7. Tempo (muito tempo, pouco tempo, dia, noite, hoje, ontem e amanhã).
ESTRATÉGIA
  • Através do uso de material concreto e/ou dourado que promovam a discriminação.
  • Através do uso de material concreto onde a criança consiga visualizar e conceituar a contagem dos objetos, e mais tarde a apresentação dos números em lousa, caderno, folhas de sulfite, cartazes e músicas.
  • Através de material concreto que permita a visualização de diferente medidas, utilizando também jogos e brincadeiras. Em relação ao tempo é interessante o uso de calendário mostrando o dia, mês, ano e tempo meteorológico, e o aniversário das crianças da sala.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa.
  2. Desenvolver socialização.
  3. Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito.
  4. Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país.
  5. Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país.
  6. Estimular o reconhecimento da história Brasileira.
CONTEÚDO
  • Eu/Família/Casa.
  • Escola
  • Meios de Transporte/Trânsito.
  • Meios de Comunicação.
  • Profissões.
  • Datas Comemorativas:
    1. Carnaval.
    2. Páscoa.
    3. Dia Nacional do Livro Infantil.
    4. Dia do Índio.
    5. Dia do Trabalho
    6. Dia das Mães.
    7. São João.
    8. Dia dos Pais.
    9. Dia do Soldado.
    10. Folclore.
    11. Independência.
    12. Dia da Árvore.
    13. Primavera.
    14. Semana do Trânsito.
    15. Dia das Crianças.
    16. Proclamação da República.
    17. Primavera.
    18. Dia da Árvore.
    19. Natal e outros.
ESTRATÉGIA
Através de figuras, desenhos, gestos, músicas, histórias e explicações sobre o significado de cada item, e produções de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  • Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
  • Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
  • Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
  • Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
  • Nomear e reconhecer diferentes animais.
  • CONTEÚDO
  • O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
  • A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
ESTRATÉGIA
  • Exercícios e atividades que desenvolvam a visão, audição, tato, olfato e gustação. Incentivar também o lavar as mãos, escovar os dentes sempre que necessário, através de músicas e histórias, que despertem o interesse da criança.
  • Plantar mudas e flores explorando o meio ambiente, livros e revistas que auxiliam a explicação sobre a natureza para o professor.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  • Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  • Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  • Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  • Artes: desenho livre e pintura.
  • Sucata.
  • Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  • Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  • Material de sucata e criatividade do professor.
  • Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  • Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  • Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  • Permitir que a criança seja independente.
  • Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  • Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  • Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  • Mante-la ocupada.
  • Levar a criança a participar das atividades de grupo.

MATERNAL 2

MATERNAL 2
LINGUAGEM ORAL
OBJETIVO
  1. Desenvolver na criança o conceito de eu em relação ao seu nome, idade e em relação aos pais (família) e colegas.
  2. Desenvolver coordenação motora grossa (livre).
  3. Despertar na criança o interesse por estímulos sonoros, para que ela consiga perceber, identificar e localizar sons forte e fraco.
  4. Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
  5. Incentivar e permitir a fala da criança em toda as atividades possíveis, corrigindo e ampliando seu vocabulário, utilizando também as músicas.
  6. Estimular o vocabulário através de contos e histórias pequenas que despertem a fantasia da criança.
  7. Incentivar a memorização de pequenas músicas e gestos.
  8. Identificar e reconhecer as vogais.
  9. Identificar o nome próprio e as letras do nome.
CONTEÚDO
  1. Eu (nome, idade, pais e colegas).
  2. Coordenação motora.
  3. Discriminação auditiva.
  4. Discriminação visual.
  5. Expressão oral (pronúncias, relatos de acontecimentos, músicas).
  6. Histórias e contos.
  7. Memorização.
  8. Vogais.
  9. Nome próprio e letras do nome próprio.
ESTRATÉGIA
  1. Através de músicas, jogos com bola pronunciando o nome e estimulação oral.
  2. Utilização de recortes, colagem, traçado de linhas em folha e no chão, incentivando jogos e brincadeiras.
  3. Utilização de instrumentos sonoros, músicas, batidas de palmas e pés e sons produzidos pela boca.
  4. Utilização de sucatas, jogos e materiais pedagógicos com exploração dos objetos do ambiente interno e externo.
  5. Utilização de leitura de histórias curtas, músicas e conversas diárias com a criança sobre sua rotina, dando atenção as perguntas e respondendo-as sempre de acordo com sua maturidade emocional.
  6. Histórias curtas com gestos, estimulando o interesse e fantasia da criança.
  7. Repetição de músicas, gestos e histórias curtas.
  8. Através de materiais pedagógicos, fichas, desenhos, cartazes, etc.
  9. Fichas, crachás, cartazes, materiais concretos e pedagógicos, jogos e brincadeiras, etc.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
  1. Iniciar a aprendizagem de conceitos de longe, perto, dentro, fora, em cima, em baixo, atrás, na frente, ao lado, dentro, fora, cheio, vazio, etc.
  2. Discriminar na criança o sentido de ontem hoje e amanhã.
  3. Estimular o uso do raciocínio da criança.
  4. Classificação e nomeação de objetos pelas cores primárias (azul, amarelo e vermelho), formas (círculo, triângulo e Quadrado), tamanho (grande e pequeno) e quantidade (1 a 9).
  5. Nomear e identificar iguais e diferentes.
CONTEÚDO
  1. Conceitos de lateralidade: todo, dentro/fora, grande/pequeno, cheio/vazio, grosso/fino, muito/pouco.
  2. Organização espacial: antes/durante e depois, hoje/ontem/amanhã.
  3. Jogos de raciocínio (quebra-cabeça e jogos de encaixe).
  4. Classificar e nomear objetos pela cor, forma (círculo, triângulo e quadrado), tamanho e quantidade.
  5. Nomear iguais e diferentes.
ESTRATÉGIA
  1. Através de jogos, músicas e atividades que incentivam o aprendizado da criança como movimento da esquerda para a direita, jogos de dentro para fora, etc. Incentivar e explorar o meio ambiente.
  2. Utilização do calendário e estimulação de perguntas e respostas que distingam o dia e a noite, o ontem, o hoje e amanhã.
  3. Através de jogos como quebra cabeça, encaixes, de formas e situações problemas que incentivem a criança a pensar, não respondendo tudo para criança, sem que ela tente responder sozinha.
  4. Através de objetos, sucatas e material dourado que tenham estas características, utilizando-os em jogos, como procurar cor e forma.
  5. Através de jogos, sucatas e objetos que permitam a identificação e classificação de iguais e diferentes.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
  1. Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
  2. Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, a noite a relação com espaço/tempo.
  3. Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
  4. Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
  1. Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
  2. Calendário (relação espaço tempo).
  3. Família.
  4. Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
  1. Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
  2. Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
  3. Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
  4. Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
  1. Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
  2. Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
  3. Estimulação dos 5 sentidos.
  4. Estimular o cuidado com a natureza.
  5. Nomear e reconhecer diferentes animais.
  6. Discriminação entre liso e áspero.
  7. Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
  1. Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
  2. Esquema corporal.
  3. Órgãos dos sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
  4. Horticultura e jardinagem.
  5. Animais.
  6. Texturas (liso e áspero).
  7. Alimentos.
ESTRATÉGIA
  1. Incentivar o lavar as mãos, escovar os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
  2. Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
  3. Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
  4. Plantação de mudas e flores.
  5. Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
  6. Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
  7. Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
  1. Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
  2. Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
  3. Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
  1. Artes: desenho livre e pintura.
  2. Sucata.
  3. Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
  1. Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
  2. Material de sucata e criatividade do professor.
  3. Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
  1. Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
  2. Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
  3. Permitir que a criança seja independente.
  4. Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
  5. Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
  6. Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
  7. Mante-la ocupada.
  8. Levar a criança a participar das atividades de grupo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

A Porta

Sou feita de madeira

madeira, matéria morta

não há coisa no mundo

mais viva do que uma porta

eu abro devagarzinho

pra passar o menininho

eu abro bem com cuidado

pra passar o namorado

eu abro bem prazenteira

pra passar a cozinheira

eu abro de supetão

pra passar o capitão

eu fecho a frente da casa

fecho a porta do quartel

eu fecho tudo no mundo

só vivo aberta no céu!

A Pulga

Joana! Cadê a Joana, gente?

Quem é Joana?

Ah! É a Jô


Eu tenho um papagaio, um cachorro, um periquito

E tenho um bichinho que só gosta de pular

Joana é safada

Joana é minha pulga

Joana pula, pula e faz a gente se coçar


Joana tá ai?

Ela tá aqui!


Você quer coçar?

Eu quero coçar!

Pula pula forte, pula pula forte

Pra pulga se mandar

Xô xô xô xô

Nunca, nunca deixe de pular

Nunca deixe de pular

Nunca, nunca deixe de coçar

Nunca deixe de coçar.

LIVRO: O ANIVERSÁRIO DO SEU ALFABETO