segunda-feira, 24 de outubro de 2011
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
terça-feira, 18 de outubro de 2011
PROPOSTA PEDAGÓGICA – MATERNAL I
PROJETO/ PLANEJAMENTO ANUAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA – MATERNAL I
OBJETIVO
• Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar...
• Desenvolver os movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura.
• Desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas.
• Ampliar vocabulário e linguagem como meio de comunicação, desenvolvendo a imaginação, criatividade, organização de idéias.
• Identificação do nome próprio.
• Identificação das letras do nome próprio.
• Identificação das vogais.
CONTEÚDO
• Coordenação Motora Ampla.
• Coordenação Motora Fina.
• Discriminação Auditiva e Visual.
• Expressão Oral (histórias, contos, músicas, teatro, etc.).
• Estudo do nome próprio.
• Estudo das letras do nome próprio.
• Apresentação das vogais.
ESTRATÉGIA
• Através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas envolvendo operações concretas.
• Através de materiais pedagógicos, sucatas, brincadeiras, jogos e atividades viso manuais concretas (pinturas, desenhos, etc.).
• Utilização de recursos audiovisuais como: músicas, histórias, parlendas vídeo, CD, figuras, rótulos, livros, portadores de textos, etc.
• Leituras, interpretações, cantos, conversas, brincadeiras, jogos, recursos audiovisuais, livros, materiais pedagógicos, etc.
• Apresentação de crachás, fichas, cartazes, desenhos, jogos e brincadeiras, etc.
• Fichas cartazes, desenhos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras.
• Materiais pedagógicos, brincadeiras, atividades viso manuais concretas, etc.
AVALIAÇÃO
• Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS: Aproximadamente dois a três anos.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar, puxar, empurrar, etc.
• Fantasia, Invenção e Representação (imitação de situações conhecidas: escolinha, casinha).
• Criatividade
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
• Brincadeiras sem regras.
• Brincadeiras com poucas regras simples.
• Utilização das formas básicas de movimentos (andar, correr, saltar, rolar, etc.).
• Estimulação e motivação.
• Atividades lúdicas.
MATEMÁTICA
OBJETIVO
• Introduzir o raciocínio lógico, através de suas estruturas.
• Desenvolver a lateralidade através de estímulos, motivações e atividades de coordenação.
• Desenvolver a capacidade de situar cronologicamente os fatos para organizar seu tempo e suas ações, orientando-se também no espaço.
• Desenvolver coordenação motora através de atividades lúdicas, concretas, pedagógicas e viso manual.
• Reconhecer e discriminar estímulos visuais, interpretando-os e associando-os.
• Reproduzir seqüências e seriações, ex: ordenar objetos do mais alto para o mais baixo.
• Reconhecer e discriminar numerais. Desenvolver contagem de um até 10.
CONTEÚDO
• Estruturas lógicas: discriminação – comparação – identificação – cor – forma – tamanho – conjuntos – quantidade.
• Conceito de lateralidade.
• Orientação Temporal Espacial: antes/depois, atrás/na frente/no meio/entre, aberto/fechado, na frente/de costas, em cima/embaixo, em pé/deitado/sentado, longe/perto, direita/esquerda.
• Coordenação Motora.
• Discriminação audiovisual.
• Seqüência e seriação.
• Numeração:
• Números de 1 a 5
• Contagem de 1 a 10
ESTRATÉGIA
• Utilização de materiais pedagógicos, sucatas, figuras, livros, jogos, brincadeiras,...
• Brincadeiras lúdicas, materiais pedagógicos, atividades audiovisuais.
• Através do uso de materiais concretos, materiais pedagógicos, jogos e brincadeiras, registro de atividades.
• Jogos, brincadeiras, músicas, atividades lúdicas, materiais pedagógicos, registro de atividades.
• Recursos Audiovisuais: rádio, CD, TV, vídeo, músicas, histórias, cartazes, fichas.
• Cartazes, fichas, jogos, brincadeiras, materiais pedagógicos, atividades lúdicas e de registro.
• Materiais pedagógicos e concretos, jogos, brincadeiras, cartazes, fichas, desenhos, etc.
AVALIAÇÃO
• Avaliação será contínua, através da observação diária da criança, no desempenho de suas atividades, no desenvolvimento da atenção, interesse assimilação e aprendizagem.
O instrumento de avaliação será uma ficha de avaliação, que entregaremos aos pais durante as Reuniões.
OBSERVAÇÕES:
• Devemos desenvolver na criança a capacidade de pensar logicamente.
Trabalhar problemas relacionados ao seu cotidiano para melhor entendimento do meio em que vive.
• A Matemática pode ser considerada uma linguagem simbólica que expressa relações espaciais e de quantidade. Sua função é, pois, desenvolver o “pensamento”.
• À medida que brinca com formas, com quebra-cabeças e com caixas que cabem dentro de caixas, a criança adquire uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao enfiar contas em um barbante ou colar figuras, adquire a noção de seqüência e de ordem. E quando utiliza as palavras “não cabe” e “acabou”, vai adquirindo a noção de quantidade.
• “Esse trabalho deve se muito concreto baseado no manuseio de materiais. Isso permite que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos.”
ESTUDOS SOCIAIS
OBJETIVO
• Estimular o conhecimento da história Brasileira, através das Datas Comemorativas.
• Desenvolver noção de hoje, ontem e amanhã, bem com o dia, à noite a relação com espaço/tempo.
• Identificar, nomear e reconhecer a família e sua importância.
• Estimulação do meio ambiente físico.
CONTEÚDO
• Datas Comemorativas: Carnaval, Outono, Páscoa, Dia do Índio, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais, Folclore, Independência, Inverno, Dia dos Animais, Dia das Crianças, Dia dos Professores, Proclamação da República, Primavera, Dia da Árvore, Natal e outros.
• Calendário (relação espaço tempo).
• Família.
• Escola (ambiente/colegas).
ESTRATÉGIA
• Contar histórias sobre o significado das Datas Comemorativas e a produção de lembrancinhas que traduzam a data em questão.
• Produção de Calendário e exercício do mesmo ao iniciar a aula (manhã e tarde), e aniversários das crianças.
• Nomeação, explicação e cartazes, através de estimulação de situação problema que envolva o conceito família.
• Jogos e brincadeiras que explorem o ambiente e colegas.
AVALIAÇÃO
• Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
CIÊNCIAS
OBJETIVO
• Desenvolver capacidade de auto-higiene corporal.
• Identificar, reconhecer, localizar e nomear partes do próprio corpo.
• Estimulação dos cinco sentidos.
• Estimular o cuidado com a natureza.
• Nomear e reconhecer diferentes animais.
• Discriminação entre liso e áspero.
• Apresentação de diferentes alimentos, diferenciando de doce e salgados.
CONTEÚDO
• Higiene Corporal (mãos, dentes, uso do banheiro).
• Esquema corporal.
• Órgãos do sentido: olhos (discriminação visual), ouvidos (discriminação auditiva), tato, olfato e paladar.
• Horticultura e jardinagem.
• Animais.
• Texturas (liso e áspero).
• Alimentos.
ESTRATÉGIA
• Incentivar o lavar as mãos, escovarem os dentes e ir ao banheiro sozinho, sempre que necessário, através de músicas e histórias que despertem o interesse das crianças.
• Utilizando quebra-cabeça, músicas, figuras, bonecas e nomeação que desenvolvam o reconhecimento do corpo humano.
• Exercícios, atividades e jogos que desenvolvam a visão, audição, tato e gustação.
• Plantação de mudas e flores.
• Através de figuras, desenhos, gestos musicais e histórias.
• Através de objetos que mostrem tais diferenças, estimulando jogos e atividades.
• Apresentação de alimentos.
AVALIAÇÃO
• Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
ARTES
OBJETIVO
• Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
• Estimulação de confecção de brinquedos através da sucata.
• Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha.
CONTEÚDO
• Artes: desenho livre e pintura.
• Sucata.
• Argila e massinha.
ESTRATÉGIA
• Utilização de lápis, pincéis, cola com muito incentivo, estimulando a criança através de elogios.
• Material de sucata e criatividade do professor.
• Apresentação de argila e massinha.
AVALIAÇÃO
• Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.
O instrumento de avaliação é uma ficha de observações que será entregue aos pais todo Bimestre.
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança fosse independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
FONTE: http://www.escolacirandinha.com.br/index.html
PROPOSTA PEDAGÓGICA – MINI – MATERNAL
PROJETO/ PLANEJAMENTO ANUAL
PROPOSTA PEDAGÓGICA – MINI – MATERNAL
OBJETIVO
- Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
- Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.
ATIVIDADES
• Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
• Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
• Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
• Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
• Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
• Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
• Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
• Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
• Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
• Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
• Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
• Apresentação das cores.
• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Contos de histórias curtas.
• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir às compras, banho de bonecas, etc.
• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
• O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
• Traçados simples: Coordenação Motora.
• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança fosse independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
FONTE: http://www.escolacirandinha.com.br/index.html
PROPOSTA PEDAGÓGICA – MINI – MATERNAL
OBJETIVO
- Promover o desenvolvimento físico, psíquico e social da criança respeitando sua maturidade emocional.
- Incentivar o uso do raciocínio através de atividades recreativas que valorizem a auto-estima do aluno.
ATIVIDADES
• Controle dos esfíncteres, de forma gradativa e com grande paciência e estímulo/incentivo por parte do professor.
• Higiene Bucal apõe as refeições, estimulando e incentivando para o uso da escova.
• Alimentar-se sozinho, com ajuda do professor, aos poucos as crianças aprendem a levar a colher sozinho à boca.
• Introdução de alimentos sólidos, onde aos poucos as crianças deverão se alimentar normalmente, como as crianças maiores, tirando a sopa e a fruta.
• Estimulação do próprio corpo, identificando e nomeando as partes do corpo. Pode utilizar músicas e brincar de lavar a boneca. No banho também se nomeia o corpo.
• Garatuja: folhas em branco, onde a criança poderá pintar com lápis, giz de cera e/ou guache (tomando muito cuidado para não levar à boca e aos olhos).
• Exercícios de encaixe, sempre incentivando para que a criança acerte. De início o professor deve ajudar a criança, até que ela consiga associar a forma ao buraco.
• Jogos de bola em rodas, promovendo a integração social, onde a criança deverá jogá-la para o amigo, dizendo o nome (ou dito pelo professor).
• Trabalhos manuais com massinhas e argila, deixando que estes manuseiem bastante.
• Incentivo e desenvolvimento da fala, onde o professor deverá conversar e estimular para que a criança consiga manifestar o que quer, não permitindo que ela só se manifeste por gestos.
• Ampliar seu vocabulário, conversando diariamente, com a criança sobre os aspectos do dia-a-dia.
• Incentivar e permitir a fala da criança em todas as atividades possíveis, falando corretamente com a criança. Mostrar à criança a conveniência de falar em voz baixa, trabalhando com a criança o saber escutar.
• Apresentação das cores.
• Trabalhos com músicas gestuais, cantigas de roda e dança, estimulando partes do corpo.
• Contos de histórias curtas.
• Coordenação motora livre, como rasgar papel, brincar de massinha, etc.
• Brincadeiras de imitar os adultos, como escovar os dentes de bonecas, fazer comidinha, ir às compras, banho de bonecas, etc.
• Explorar o ambiente escolar, mostrando árvores, passarinhos, parquinho, etc.
• O uso do parquinho diário, pois nessa idade a criança tem bastante energia e grande dificuldade de concentração, por isso todas as atividades devem ser curtas e com bastante estímulo/incentivo por parte do professor.
• Imposição de limites e boas maneiras, dizendo “não” à criança, toda vez que colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
• Traçados simples: Coordenação Motora.
• Formas Geométricas: círculo, quadrado e triângulo
OBJETIVOS SÓCIO-EMOCIONAIS
• Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
• Habituá-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
• Permitir que a criança fosse independente.
• Deixá-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
• Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
• Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
• Mante-la ocupada.
• Levar a criança a participar das atividades de grupo.
OBSERVAÇÕES:
CARACTERÍSTICAS:
Aproximadamente 2.
• Egocentrismo.
• Descobertas: tato, movimentos, formas, pessoas, texturas, reprodução de sons, andar, comunicação, etc.
• Coordenação Motora: abrir, fechar, empilhar, encaixar,
puxar, empurrar, etc.
TIPOS DE BRINCADEIRAS:
• Brincadeiras referentes à educação sensório-motora (sentir/executar).
• Exploração, canto, perguntas e respostas, esconder.
FONTE: http://www.escolacirandinha.com.br/index.html
PROPOSTA PEDAGÓGICA – BERÇÁRIO
PROJETO/ PLANEJAMENTO ANUAL
OBJETIVO
ATIVIDADES
FONTE: http://www.escolacirandinha.com.br/index.html
PROPOSTA PEDAGÓGICA – BERÇÁRIO
OBJETIVO
Desenvolver harmonicamente os aspectos físicos, psíquicos sociais do bebê, respeitando sua maturidade emocional. Desenvolver a psicomotricidade da criança através do corpo e do movimento.
ATIVIDADES
- Estimulação tátil (acariciando o bebê sempre que possível e conversas diárias).
- Estimulação visual, através de objetos coloridos, que permitam o manuseio com as mãos e a boca.
- Estimulação de movimentos como se arrastar, engatinhar para buscar um objeto. Incentivar também o andar, segurando-o com as mãos.
- Estimulação verbal conversando com a criança todo o tempo, brincando e sorrindo.
- Introdução de alimentos com a paciência do professor, pois a adaptação nem sempre é fácil.
- Trocas de roupas e fraldas contínuas, sempre que for necessário.
- Banhos agradáveis, acompanhados de conversas e músicas.
- Músicas gestuais e cantigas de roda (sentados).
- Exercícios com bolas e brinquedos de encaixe, quando a criança apresentar maturidade.
- Incentivo a fala.
- Imposição de limites, dizendo não, toda vez que a criança colocar em perigo si mesmo, os colegas, tias e o ambiente escolar.
FONTE: http://www.escolacirandinha.com.br/index.html
sábado, 15 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Aplicação das Tecnologias da Informaçãoe Comunicação (TICs) na educação e os desafios do educador
GALERA SEGUE O LINK DA REVISTA DIALOGIA ONDE E MEU AMIGO MÁRCIO C. XAVIER REALIZAMOS UM ESTUDO INDAGANDO SOBRE COMO A TECNOLOGIA PODE AUXILIAR O EDUCADOR SOB A ORIENTAÇÃO DE NOSSA QUERIDA PROFESSORA DRª CÉLIA REGINA TEIXEIRA.
VALE A PENA LER
DEIXEM SUAS CRÍTICAS E COMENTÁRIOS.
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/2348/1935
VALE A PENA LER
DEIXEM SUAS CRÍTICAS E COMENTÁRIOS.
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/2348/1935
GRANDES BEIJOS
BIANCA
terça-feira, 1 de março de 2011
Invariantes Pedagógicas
EU SEI QUE SOU SUSPEITA PARA FALAR DAS INVARIANTES PEDAGÓGICAS DO GRANDE EDUCADOR CÉLESTIN FREINET AFINAL SOU GRANDE ADIMIRADORA DE SEU TRABALHO E POR CONTA DISSO SEMPRE QUE VOU ELABORAR UM PLANO DE AULA E PRECISO DE UMA INSPIRAÇÃO COMEÇO A REFLETIR SOBRE AS INVARIANTES, LEIO QUALQUER UMA DELAS A ADIVINHEM ME SURGEM IDÉIAS E CRIATIVIDADE NA HORA. PARA MIM FREINET É UMA GRANDE FONTE DE INSPIRAÇÃO E POR ISSO DIVIDO COM TODOS VOCÊS NESTE MOMENTO UM POUQUINHO DE SUA GRANDE OBRA. DEPOIS ME DIGAM O QUE ACHARAM!
Invariantes Pedagógicas:
1. A criança é da mesma natureza que o adulto.
2. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
3. O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional.
4. A criança e o adulto não gostam de imposições autoritárias.
5. A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isto siginifica obedecer passivamente uma ordem externa.
6. Ninguém gosta de fazer determinado trabalho por coerção, mesmo que, em particular, ele não o desagrade. Toda atitude imposta é paralisante.
7. Todos gostam de escolher o seu trabalho mesmo que essa escolha não seja a mais vantajosa.
8. Nnguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa.
9. É fundamental a motivação para o trabalho.
10. É preciso abolir a escolástica.
10- a. Todos querem ser bem-sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo.
10- b. Não é o jogo que é natural na criança, mas sim o trabalho.
11. Não são a observação, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola - as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experência tateante,que é uma conduta natural e universal.
12. A memória, tão preconizada pela escola, não é válida, nem preciosa, a não ser quando está integrada no tateamento experimental,onde se encontra verdadeiramente a serviço da vida.
13. As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis, como às vezes se crê, mas sim pela experîencia. Estudar primeiro regras e leis é colocar o carro na frente dos bois.
14. A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um circuito fechado, independente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
15. A escola cultiva apenas uma forma abstrata de inteligência, que atua fora da realidade fica fixada na memória por meio de palavras e idéias.
16. A criança não gosta de receber lições autoritárias.
17. A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos de sua vida.
18. A criança e o adulto não gostam de ser controlados e receber sanções. Isso carcteriza uma ofensa à dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente.
19. As notas e classificações constituem sempre um erro.
20. Fale o menos possível.
21. A criança não gosta de sujeitar-se a um trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa.
22. A ordem e a disciplina são necessárias na aula.
23. Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo.
24. A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida pelo trabalho escolar pelos que a praticam, incluindo o educador.
25. A sobrecarga das classes constitui sempre um erro pedagógico.
26. A concepção atual das grandes escolas conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria barreiras.
27. A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
28. Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
29. A reação social e política, que manifesta uma reação pedagógica, é uma oposição com o qual temos que contar, sem que se possa evitá-la ou modificá-la.
30. É preciso ter esperança otimista na vida. (Sampaio, 1989: 81-99)
Invariantes Pedagógicas:
1. A criança é da mesma natureza que o adulto.
2. Ser maior não significa necessariamente estar acima dos outros.
3. O comportamento escolar de uma criança depende do seu estado fisiológico, orgânico e constitucional.
4. A criança e o adulto não gostam de imposições autoritárias.
5. A criança e o adulto não gostam de uma disciplina rígida, quando isto siginifica obedecer passivamente uma ordem externa.
6. Ninguém gosta de fazer determinado trabalho por coerção, mesmo que, em particular, ele não o desagrade. Toda atitude imposta é paralisante.
7. Todos gostam de escolher o seu trabalho mesmo que essa escolha não seja a mais vantajosa.
8. Nnguém gosta de trabalhar sem objetivo, atuar como máquina, sujeitando-se a rotinas nas quais não participa.
9. É fundamental a motivação para o trabalho.
10. É preciso abolir a escolástica.
10- a. Todos querem ser bem-sucedidos. O fracasso inibe, destrói o ânimo e o entusiasmo.
10- b. Não é o jogo que é natural na criança, mas sim o trabalho.
11. Não são a observação, a explicação e a demonstração - processos essenciais da escola - as únicas vias normais de aquisição de conhecimento, mas a experência tateante,que é uma conduta natural e universal.
12. A memória, tão preconizada pela escola, não é válida, nem preciosa, a não ser quando está integrada no tateamento experimental,onde se encontra verdadeiramente a serviço da vida.
13. As aquisições não são obtidas pelo estudo de regras e leis, como às vezes se crê, mas sim pela experîencia. Estudar primeiro regras e leis é colocar o carro na frente dos bois.
14. A inteligência não é uma faculdade específica, que funciona como um circuito fechado, independente dos demais elementos vitais do indivíduo, como ensina a escolástica.
15. A escola cultiva apenas uma forma abstrata de inteligência, que atua fora da realidade fica fixada na memória por meio de palavras e idéias.
16. A criança não gosta de receber lições autoritárias.
17. A criança não se cansa de um trabalho funcional, ou seja, que atende aos rumos de sua vida.
18. A criança e o adulto não gostam de ser controlados e receber sanções. Isso carcteriza uma ofensa à dignidade humana, sobretudo se exercida publicamente.
19. As notas e classificações constituem sempre um erro.
20. Fale o menos possível.
21. A criança não gosta de sujeitar-se a um trabalho em rebanho. Ela prefere o trabalho individual ou de equipe numa comunidade cooperativa.
22. A ordem e a disciplina são necessárias na aula.
23. Os castigos são sempre um erro. São humilhantes, não conduzem ao fim desejado e não passam de paliativo.
24. A nova vida da escola supõe a cooperação escolar, isto é, a gestão da vida pelo trabalho escolar pelos que a praticam, incluindo o educador.
25. A sobrecarga das classes constitui sempre um erro pedagógico.
26. A concepção atual das grandes escolas conduz professores e alunos ao anonimato, o que é sempre um erro e cria barreiras.
27. A democracia de amanhã prepara-se pela democracia na escola. Um regime autoritário na escola não seria capaz de formar cidadãos democratas.
28. Uma das primeiras condições da renovação da escola é o respeito à criança e, por sua vez, a criança ter respeito aos seus professores; só assim é possível educar dentro da dignidade.
29. A reação social e política, que manifesta uma reação pedagógica, é uma oposição com o qual temos que contar, sem que se possa evitá-la ou modificá-la.
30. É preciso ter esperança otimista na vida. (Sampaio, 1989: 81-99)
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
ALFABETIZAÇÃO
A REVISTA NOVA ESCOLA PUBLICOU UMA MATÉRIA MUITO LEGAL COM O TEMA:
ALFABETIZAÇÃO: 6 PRÁTICAS ESSENCIAIS. VALE A PENA LER AI VAI O LINK:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizacao-6-praticas-essenciais-letramento-618025.shtml?page=0
ALFABETIZAÇÃO: 6 PRÁTICAS ESSENCIAIS. VALE A PENA LER AI VAI O LINK:
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/alfabetizacao-6-praticas-essenciais-letramento-618025.shtml?page=0
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